O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Gomes dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Samara Cavalcanti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183
Resumo: RESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química
id UNEAL-3_180a42d298050f86787ba3f7b84088f3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/183
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiaisEnsino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.EducaçãoRESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a químicaUniversidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2021-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/18310.48179/revext.v6i2.183REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 2 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 20-392675-39792447-275110.48179/revext.v6i2reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183/162Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson Gomes dos Silva, Samara Cavalcanti da2021-12-25T23:50:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/183Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-12-25T23:50:56REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
title O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
spellingShingle O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
Santos, Anderson Gomes dos
Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.
Educação
title_short O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
title_full O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
title_fullStr O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
title_sort O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
author Santos, Anderson Gomes dos
author_facet Santos, Anderson Gomes dos
Silva, Samara Cavalcanti da
author_role author
author2 Silva, Samara Cavalcanti da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Gomes dos
Silva, Samara Cavalcanti da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.
Educação
topic Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.
Educação
description RESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183
10.48179/revext.v6i2.183
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183
identifier_str_mv 10.48179/revext.v6i2.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 2 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 20-39
2675-3979
2447-2751
10.48179/revext.v6i2
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259103305728