O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183 |
Resumo: | RESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química |
id |
UNEAL-3_180a42d298050f86787ba3f7b84088f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/183 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiaisEnsino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.EducaçãoRESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a químicaUniversidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2021-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/18310.48179/revext.v6i2.183REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 2 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 20-392675-39792447-275110.48179/revext.v6i2reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183/162Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson Gomes dos Silva, Samara Cavalcanti da2021-12-25T23:50:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/183Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-12-25T23:50:56REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
title |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
spellingShingle |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais Santos, Anderson Gomes dos Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio. Educação |
title_short |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
title_full |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais |
author |
Santos, Anderson Gomes dos |
author_facet |
Santos, Anderson Gomes dos Silva, Samara Cavalcanti da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Samara Cavalcanti da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anderson Gomes dos Silva, Samara Cavalcanti da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio. Educação |
topic |
Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio. Educação |
description |
RESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183 10.48179/revext.v6i2.183 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183 |
identifier_str_mv |
10.48179/revext.v6i2.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/183/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 2 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 20-39 2675-3979 2447-2751 10.48179/revext.v6i2 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259103305728 |