DAS TENSÕES AO DESEJO: TRAÇOS DO TROVADORISMO EM SONHEI-TE, DE GILKA MACHADO
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/179 |
Resumo: | A fluminense Gilka Machado (1893-1980) foi uma das pioneiras no processo de reconhecimento de uma identidade feminina dentro das produções literárias brasileiras, uma vez que procurou bravamente, nos signos líricos, desnudar o corpo atuante da mulher em suas configurações mais internas, considerando as contorções do sentimento feminino como marca de diferença da palavra poética e da voz que fala a partir de um corpo desejante, traduzido por inquietações da libido feminina que rompe com os paradigmas impostos socialmente à mulher. Construção crítica presente em toda obra da autora, como evidenciado no livro Mulher Nua (1922), em que surge a itinerância do desejo. Partindo dessa discussão, procura-se investigar neste trabalho traços da lírica provençal no processo de revestimento das tensões amorosas como traço poético de Machado, no que diz respeito às sugestões sentimentais do poema Sonhei-te, presente na antologia Os mais belos sonetos que o amor inspirou (1963), do poeta acreano J.G. de Araujo Jorge. Para a ambientação dessas abordagens e subsídios que ratifiquem os objetivos e os resultados obtidos no respectivo trabalho, fundamentar-se-á as pesquisas com as contribuições científicas de Moisés (2013), Bosi (1977), Gonçalves (2012), Cara (1989) e entre outros. |
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DAS TENSÕES AO DESEJO: TRAÇOS DO TROVADORISMO EM SONHEI-TE, DE GILKA MACHADOLiteratura Portuguesa; Sonhei-te; Gilka Machado.LiteraturaA fluminense Gilka Machado (1893-1980) foi uma das pioneiras no processo de reconhecimento de uma identidade feminina dentro das produções literárias brasileiras, uma vez que procurou bravamente, nos signos líricos, desnudar o corpo atuante da mulher em suas configurações mais internas, considerando as contorções do sentimento feminino como marca de diferença da palavra poética e da voz que fala a partir de um corpo desejante, traduzido por inquietações da libido feminina que rompe com os paradigmas impostos socialmente à mulher. Construção crítica presente em toda obra da autora, como evidenciado no livro Mulher Nua (1922), em que surge a itinerância do desejo. Partindo dessa discussão, procura-se investigar neste trabalho traços da lírica provençal no processo de revestimento das tensões amorosas como traço poético de Machado, no que diz respeito às sugestões sentimentais do poema Sonhei-te, presente na antologia Os mais belos sonetos que o amor inspirou (1963), do poeta acreano J.G. de Araujo Jorge. Para a ambientação dessas abordagens e subsídios que ratifiquem os objetivos e os resultados obtidos no respectivo trabalho, fundamentar-se-á as pesquisas com as contribuições científicas de Moisés (2013), Bosi (1977), Gonçalves (2012), Cara (1989) e entre outros.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/17910.48179/revext.v5i1.179REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 5 n. 1 (2020): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 132-1442675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/179/172Copyright (c) 2020 Luiz Felipe Verçosa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Felipe Verçosa2021-10-25T18:15:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/179Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:15:35REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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