Material didático complementar para o ensino básico e superior: construção de maquete através de biscuit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Josefa Eleusa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/314
Resumo: Com este estudo, o objetivo é construir material didático complementar, por meio de biscoitos. Trata-se de um trabalho realizado no curso acadêmico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Para isso, foi criado um modelo mostrando a anatomia do sistema colédoco, foram utilizados os seguintes materiais: 2 kg de massa de biscoito, 1 placa de madeira (40x60), papelão 3 vermelho, 1 pistola de cola, 2 tubos de cola Quente, 4 tintas de tecido e 1 pincel. Primeiramente foi utilizada uma placa de madeira (40x60), onde foi recoberta com papelão vermelho, e também serviu de base para a fixação das estruturas do sistema colédoco. Para a confecção de estruturas anatómicas, foi utilizado como massa de biscoito e para tingir tão pouco utilizamos tintas de tecido com núcleos: vinho, verde, amarelo e bege. Os ductos biliares são via dutos encarregados de transportar a bile até a vesícula biliar, onde a secreção é a armadura e, posteriormente, o intestino delgado é seguido e sua atividade digestiva é exercida. Os resultados da construção do modelo são satisfatórios, sendo possível observar todos os órgãos que estão relacionados ao sistema colédoco (ducto hepático direto e esquelético, comum, cístico, colédoco e pancreático). Ou que permite concluir que, a produção de um modelo constitui-se em um instrumento didático prático útil não básico, mas superior, uma vez que permite aos alunos relacionar conteúdos teóricos através de material didático complementar produzido a partir de biscoito. Da secreção é armazena e, posteriormente segue o intestino delgado e exerce sua ação digestiva. Os resultados da construção do modelo são satisfatórios, sendo possível observar todos os órgãos que estão relacionados ao sistema colédoco (ducto hepático direto e esquelético, comum, cístico, colédoco e pancreático). Ou que permite concluir que, a produção de um modelo constitui-se em um instrumento didático prático útil não básico, mas superior, uma vez que permite aos alunos relacionar conteúdos teóricos através de material didático complementar produzido a partir de biscoito. Da secreção é armazena e, posteriormente segue o intestino delgado e exerce sua ação digestiva. Os resultados da construção do modelo são satisfatórios, sendo possível observar todos os órgãos que estão relacionados ao sistema colédoco (ducto hepático direto e esquelético, comum, cístico, colédoco e pancreático). Ou que permite concluir que, a produção de um modelo constitui-se em um instrumento didático prático útil não básico, mas superior, uma vez que permite aos alunos relacionar conteúdos teóricos através de material didático complementar produzido a partir de biscoito. É possível observar todos os órgãos que se relacionam com o sistema colédoco (ducto hepático direto e esquelético, comum, cístico, colédoco e pancreático). Ou que permite concluir que, a produção de um modelo constitui-se em um instrumento didático prático útil não básico, mas superior, uma vez que permite aos alunos relacionar conteúdos teóricos através de material didático complementar produzido a partir de biscoito. É possível observar todos os órgãos que se relacionam com o sistema colédoco (ducto hepático direto e esquelético, comum, cístico, colédoco e pancreático). Ou que permite concluir que, a produção de um modelo constitui-se em um instrumento didático prático útil não básico, mas superior, uma vez que permite aos alunos relacionar conteúdos teóricos através de material didático complementar produzido a partir de biscoito.
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