Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos de Oliveira, José Antonio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259
Resumo: Este artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003).
id UNEAL-3_a1027178505285eef922eaee5c928cc2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/259
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo MendesEste artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003).Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/25910.48179/revext.v6i1.259REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 1-102675-39792447-275110.48179/revext.v6i1reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259/226Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Oliveira, José Antonio2021-10-25T18:18:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/259Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:18:28REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
title Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
spellingShingle Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
Santos de Oliveira, José Antonio
title_short Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
title_full Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
title_fullStr Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
title_full_unstemmed Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
title_sort Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
author Santos de Oliveira, José Antonio
author_facet Santos de Oliveira, José Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos de Oliveira, José Antonio
description Este artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259
10.48179/revext.v6i1.259
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259
identifier_str_mv 10.48179/revext.v6i1.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 1-10
2675-3979
2447-2751
10.48179/revext.v6i1
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259125325824