Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259 |
Resumo: | Este artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003). |
id |
UNEAL-3_a1027178505285eef922eaee5c928cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/259 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo MendesEste artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003).Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/25910.48179/revext.v6i1.259REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 1-102675-39792447-275110.48179/revext.v6i1reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259/226Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Oliveira, José Antonio2021-10-25T18:18:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/259Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:18:28REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
title |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
spellingShingle |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes Santos de Oliveira, José Antonio |
title_short |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
title_full |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
title_fullStr |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
title_full_unstemmed |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
title_sort |
Dialógos intersemióticos entre Jorge de Lima e Murilo Mendes |
author |
Santos de Oliveira, José Antonio |
author_facet |
Santos de Oliveira, José Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos de Oliveira, José Antonio |
description |
Este artigo é oriundo de um Projeto de Iniciação Científica, o qual promoveu uma exegese do livro de fotomontagens do escritor alagoano Jorge de Lima, intitulado A pintura em Pânico, produzido entre 1938 a 1940 e publicado em 1943. Abordando como o autor conseguiu extrair poesia dessa técnica vanguardista para o cenário cultural da época. Ademais, esta obra foi pouco estudada pela crítica literária e, por conseguinte, buscou-se investigar as fotomontagens, de modo a emergir leituras inovadoras sobre este corpus. Nesse sentido, a análise partiu da premissa do caráter dialógico da literatura, pois o livro enfatizado foi analisado de maneira comparativa, cuja discussão, alicerçada na Tradução Intersemiótica, verificou como a literatura é ressinificada no contato com outros sistemas semióticos (fotografia/pintura). Dessa forma, A pintura em pânico recupera o diálogo com outras obras e este contato se manifesta nas fotomontagens limianas, quando o poeta/artística constrói sua obra a partir de traduções/ metamorfoses do livro A poesia em pânico, de Murilo Mendes, trazendo para produção tanto o religioso, quanto o caos e o medo no plano onírico, estes oriundos do surrealismo. Portanto, esta pesquisa mostrou-se embasada nos postulados teóricos de Plaza (2003). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259 10.48179/revext.v6i1.259 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259 |
identifier_str_mv |
10.48179/revext.v6i1.259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/259/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Antonio Santos de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 1-10 2675-3979 2447-2751 10.48179/revext.v6i1 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259125325824 |