Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Veras, Gabriel da Silva, Soares, Maria de Almeida, Rocha, Patrícia Quirino, Santos, José Rodolfo da Silva, Almeida, Ricardo Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200
Resumo: RESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente.  PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment.  KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity.
id UNEAL_078d9980b7c0068514b0201e21d9c6ac
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/200
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/ALRESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente.  PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment.  KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/20010.17648/diversitas-journal-v1i3.200Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 337-3462525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200/369Copyright (c) 2019 Felipe Santos Silva, Gabriel da Silva Veras, Maria de Almeida Soares, Patrícia Quirino Rocha, José Rodolfo da Silva Santos, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Felipe SantosVeras, Gabriel da SilvaSoares, Maria de AlmeidaRocha, Patrícia QuirinoSantos, José Rodolfo da SilvaAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T21:03:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/200Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:43.594123Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
title Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
spellingShingle Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
Silva, Felipe Santos
title_short Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
title_full Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
title_fullStr Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
title_full_unstemmed Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
title_sort Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
author Silva, Felipe Santos
author_facet Silva, Felipe Santos
Veras, Gabriel da Silva
Soares, Maria de Almeida
Rocha, Patrícia Quirino
Santos, José Rodolfo da Silva
Almeida, Ricardo Santos de
author_role author
author2 Veras, Gabriel da Silva
Soares, Maria de Almeida
Rocha, Patrícia Quirino
Santos, José Rodolfo da Silva
Almeida, Ricardo Santos de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Santos
Veras, Gabriel da Silva
Soares, Maria de Almeida
Rocha, Patrícia Quirino
Santos, José Rodolfo da Silva
Almeida, Ricardo Santos de
description RESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente.  PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment.  KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200
10.17648/diversitas-journal-v1i3.200
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i3.200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200/369
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 337-346
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274612441088