Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200 |
Resumo: | RESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment. KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity. |
id |
UNEAL_078d9980b7c0068514b0201e21d9c6ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/200 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/ALRESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment. KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/20010.17648/diversitas-journal-v1i3.200Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 337-3462525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200/369Copyright (c) 2019 Felipe Santos Silva, Gabriel da Silva Veras, Maria de Almeida Soares, Patrícia Quirino Rocha, José Rodolfo da Silva Santos, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Felipe SantosVeras, Gabriel da SilvaSoares, Maria de AlmeidaRocha, Patrícia QuirinoSantos, José Rodolfo da SilvaAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T21:03:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/200Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:43.594123Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
title |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
spellingShingle |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL Silva, Felipe Santos |
title_short |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
title_full |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
title_fullStr |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
title_full_unstemmed |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
title_sort |
Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL |
author |
Silva, Felipe Santos |
author_facet |
Silva, Felipe Santos Veras, Gabriel da Silva Soares, Maria de Almeida Rocha, Patrícia Quirino Santos, José Rodolfo da Silva Almeida, Ricardo Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Veras, Gabriel da Silva Soares, Maria de Almeida Rocha, Patrícia Quirino Santos, José Rodolfo da Silva Almeida, Ricardo Santos de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Santos Veras, Gabriel da Silva Soares, Maria de Almeida Rocha, Patrícia Quirino Santos, José Rodolfo da Silva Almeida, Ricardo Santos de |
description |
RESUMOEste estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade. ABSTRACTThis study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment. KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200 10.17648/diversitas-journal-v1i3.200 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v1i3.200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/200/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 337-346 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v1i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051274612441088 |