O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278 |
Resumo: | Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno. |
id |
UNEAL_086ea2c44cc27433b7a46f1e48495784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2278 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência PedagógicaKahoot, ensino remoto, residência pedagógica.Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/227810.48017/dj.v7i4.2278Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278/1822Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreiado Nascimento, Cícero Wanderllande Oliveira Praxedes, LuciellyNunes Ferreira, Marcelada Silva Barros, JoséFonseca, Simone Silva daMarinho da Silva, Cristiano2022-10-10T03:23:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2278Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:35.119295Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
title |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
spellingShingle |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica. |
title_short |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
title_full |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
title_fullStr |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
title_sort |
O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica |
author |
Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan |
author_facet |
Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan de Oliveira Praxedes, Lucielly Nunes Ferreira, Marcela da Silva Barros, José Fonseca, Simone Silva da Marinho da Silva, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Praxedes, Lucielly Nunes Ferreira, Marcela da Silva Barros, José Fonseca, Simone Silva da Marinho da Silva, Cristiano |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan de Oliveira Praxedes, Lucielly Nunes Ferreira, Marcela da Silva Barros, José Fonseca, Simone Silva da Marinho da Silva, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica. |
topic |
Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica. |
description |
Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278 10.48017/dj.v7i4.2278 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i4.2278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278/1822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento 2525-5215 10.48017/dj.v7i4 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279729491968 |