O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira Praxedes, Lucielly, Nunes Ferreira, Marcela, da Silva Barros, José, Fonseca, Simone Silva da, Marinho da Silva, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278
Resumo: Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.
id UNEAL_086ea2c44cc27433b7a46f1e48495784
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2278
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência PedagógicaKahoot, ensino remoto, residência pedagógica.Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/227810.48017/dj.v7i4.2278Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278/1822Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreiado Nascimento, Cícero Wanderllande Oliveira Praxedes, LuciellyNunes Ferreira, Marcelada Silva Barros, JoséFonseca, Simone Silva daMarinho da Silva, Cristiano2022-10-10T03:23:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2278Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:35.119295Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
title O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
spellingShingle O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan
Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica.
title_short O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
title_full O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
title_fullStr O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
title_full_unstemmed O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
title_sort O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
author Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan
author_facet Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan
de Oliveira Praxedes, Lucielly
Nunes Ferreira, Marcela
da Silva Barros, José
Fonseca, Simone Silva da
Marinho da Silva, Cristiano
author_role author
author2 de Oliveira Praxedes, Lucielly
Nunes Ferreira, Marcela
da Silva Barros, José
Fonseca, Simone Silva da
Marinho da Silva, Cristiano
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correiado Nascimento, Cícero Wanderllan
de Oliveira Praxedes, Lucielly
Nunes Ferreira, Marcela
da Silva Barros, José
Fonseca, Simone Silva da
Marinho da Silva, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica.
topic Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica.
description Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278
10.48017/dj.v7i4.2278
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2278/1822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonseca
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonseca
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279729491968