Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091 |
Resumo: | A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso. |
id |
VERACRUZ-0_b6e7b18bb3b1c3f92dc7b5b6800c68ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3091 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediationAprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/309110.34117/bjdv5n9-047Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14321-14326Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14321-14326Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14321-143262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091/3008Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Tânia Cristina MamedeOliveira, Iêda Pinheiro da SilvaSantos, Letícia Machado dos2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3091Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:07.558900Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
title |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
spellingShingle |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation Costa, Tânia Cristina Mamede Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos. |
title_short |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
title_full |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
title_fullStr |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
title_full_unstemmed |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
title_sort |
Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation |
author |
Costa, Tânia Cristina Mamede |
author_facet |
Costa, Tânia Cristina Mamede Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva Santos, Letícia Machado dos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva Santos, Letícia Machado dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tânia Cristina Mamede Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva Santos, Letícia Machado dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos. |
topic |
Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos. |
description |
A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091 10.34117/bjdv5n9-047 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091/3008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14321-14326 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14321-14326 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14321-14326 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645422787297280 |