Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tânia Cristina Mamede
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva, Santos, Letícia Machado dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091
Resumo: A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso.
id VERACRUZ-0_b6e7b18bb3b1c3f92dc7b5b6800c68ee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3091
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediationAprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/309110.34117/bjdv5n9-047Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14321-14326Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14321-14326Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14321-143262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091/3008Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Tânia Cristina MamedeOliveira, Iêda Pinheiro da SilvaSantos, Letícia Machado dos2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3091Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:07.558900Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
title Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
spellingShingle Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
Costa, Tânia Cristina Mamede
Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.
title_short Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
title_full Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
title_fullStr Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
title_full_unstemmed Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
title_sort Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation
author Costa, Tânia Cristina Mamede
author_facet Costa, Tânia Cristina Mamede
Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva
Santos, Letícia Machado dos
author_role author
author2 Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva
Santos, Letícia Machado dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tânia Cristina Mamede
Oliveira, Iêda Pinheiro da Silva
Santos, Letícia Machado dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.
topic Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.
description A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091
10.34117/bjdv5n9-047
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3091/3008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14321-14326
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14321-14326
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14321-14326
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645422787297280