Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080 |
Resumo: | O ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental. |
id |
UNEAL_0ad0d1b36540289029a9244b83bc496e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2080 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental críticaMeio AmbienteEducação AmbientalSociedadeO ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/208010.48017/dj.v8i1.2080Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080/1862Copyright (c) 2023 Letícia Carla da Silva Araújo, João Thiago Laranjeira Santos, Marianne Martins dos Santos Pereira, Mayara Karlla Rodrigues Lima, Valdilene Canazart dos Santos, Claudimary Bispo dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Letícia Carla da SilvaSantos, João Thiago Laranjeira Pereira, Marianne Martins dos SantosLima, Mayara Karlla Rodrigues Santos, Valdilene Canazart dosSantos, Claudimary Bispo dos 2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2080Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:29.811171Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
title |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
spellingShingle |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica Araújo, Letícia Carla da Silva Meio Ambiente Educação Ambiental Sociedade |
title_short |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
title_full |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
title_fullStr |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
title_full_unstemmed |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
title_sort |
Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica |
author |
Araújo, Letícia Carla da Silva |
author_facet |
Araújo, Letícia Carla da Silva Santos, João Thiago Laranjeira Pereira, Marianne Martins dos Santos Lima, Mayara Karlla Rodrigues Santos, Valdilene Canazart dos Santos, Claudimary Bispo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, João Thiago Laranjeira Pereira, Marianne Martins dos Santos Lima, Mayara Karlla Rodrigues Santos, Valdilene Canazart dos Santos, Claudimary Bispo dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Letícia Carla da Silva Santos, João Thiago Laranjeira Pereira, Marianne Martins dos Santos Lima, Mayara Karlla Rodrigues Santos, Valdilene Canazart dos Santos, Claudimary Bispo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio Ambiente Educação Ambiental Sociedade |
topic |
Meio Ambiente Educação Ambiental Sociedade |
description |
O ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080 10.48017/dj.v8i1.2080 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v8i1.2080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080/1862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário 2525-5215 10.48017/dj.v8i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279248195584 |