Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Letícia Carla da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, João Thiago Laranjeira, Pereira, Marianne Martins dos Santos, Lima, Mayara Karlla Rodrigues, Santos, Valdilene Canazart dos, Santos, Claudimary Bispo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080
Resumo: O ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental.
id UNEAL_4963737b069b0b1698d3b9020d66227d
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2080
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Práticas escolares voltadas para educação ambiental críticaMeio AmbienteEducação AmbientalSociedadeO ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/208010.48017/dj.v8i1.2080Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080/1994Copyright (c) 2023 Letícia Carla da Silva Araújo, João Thiago Laranjeira Santos, Marianne Martins dos Santos Pereira, Mayara Karlla Rodrigues Lima, Valdilene Canazart dos Santos, Claudimary Bispo dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Letícia Carla da SilvaSantos, João Thiago Laranjeira Pereira, Marianne Martins dos SantosLima, Mayara Karlla Rodrigues Santos, Valdilene Canazart dosSantos, Claudimary Bispo dos 2023-04-01T20:19:13Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2080Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-04-01T20:19:13Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
title Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
spellingShingle Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
Araújo, Letícia Carla da Silva
Meio Ambiente
Educação Ambiental
Sociedade
title_short Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
title_full Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
title_fullStr Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
title_sort Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
author Araújo, Letícia Carla da Silva
author_facet Araújo, Letícia Carla da Silva
Santos, João Thiago Laranjeira
Pereira, Marianne Martins dos Santos
Lima, Mayara Karlla Rodrigues
Santos, Valdilene Canazart dos
Santos, Claudimary Bispo dos
author_role author
author2 Santos, João Thiago Laranjeira
Pereira, Marianne Martins dos Santos
Lima, Mayara Karlla Rodrigues
Santos, Valdilene Canazart dos
Santos, Claudimary Bispo dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Letícia Carla da Silva
Santos, João Thiago Laranjeira
Pereira, Marianne Martins dos Santos
Lima, Mayara Karlla Rodrigues
Santos, Valdilene Canazart dos
Santos, Claudimary Bispo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Educação Ambiental
Sociedade
topic Meio Ambiente
Educação Ambiental
Sociedade
description O ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080
10.48017/dj.v8i1.2080
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2080/1994
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051272610709504