A educação do campo: a formação do professor em contestação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/545 |
Resumo: | Os professores do campo nem sempre tiveram formação adequada para atuar com qualidade no contexto do campo. Diante desta situação, importante despertar para compreender como que deve se dá a formação do professor para atuar nas escolas do campo com qualidade, sobretudo? Tendo vista, que no contexto do campo, há uma precarização em sua totalidade desde dos processos educativos à formação do professor, pois às vezes é tratada de forma insignificante, acontecendo de qualquer jeito, pois por ser uma escolar isolada, logo não se tem uma gestão presente, para além dos professores que acabam assumindo várias funçoes para além do ensino/aprendizagem. A finalidade desta pesquisa é compreender como que acontece a formação continuada dos professores nas escolas do município de Canhotinho-PE, e mais especificamente identificar os processos de formação em serviço, observar as práticas pedagógicas dos professores e, por fim, reconhecer a qualidade da formação continuada. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre formação continuada, formação em serviço e capacitação e legislação, tal como Lei n. 9394/96; Ramalho (1993); Ramalho e Nuñez (2009); Corrêa (2005). Metodologicamente foi desenvolvida esta pesquisa por meio da entrevista e da observação nas escolas campo de pesquisa. Ao longo da realização deste trabalho pode se concluir que a formação de professores da educação do campo se apresenta distante do que reza o marco normativo para educação do campo, ou seja, ainda é fragilizada, o que compromete o desenvolvimento dos processos educativos nas escolas do campo. |
id |
UNEAL_145c51b1ebfb37899c6ba566958223f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/545 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação do campo: a formação do professor em contestaçãoOs professores do campo nem sempre tiveram formação adequada para atuar com qualidade no contexto do campo. Diante desta situação, importante despertar para compreender como que deve se dá a formação do professor para atuar nas escolas do campo com qualidade, sobretudo? Tendo vista, que no contexto do campo, há uma precarização em sua totalidade desde dos processos educativos à formação do professor, pois às vezes é tratada de forma insignificante, acontecendo de qualquer jeito, pois por ser uma escolar isolada, logo não se tem uma gestão presente, para além dos professores que acabam assumindo várias funçoes para além do ensino/aprendizagem. A finalidade desta pesquisa é compreender como que acontece a formação continuada dos professores nas escolas do município de Canhotinho-PE, e mais especificamente identificar os processos de formação em serviço, observar as práticas pedagógicas dos professores e, por fim, reconhecer a qualidade da formação continuada. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre formação continuada, formação em serviço e capacitação e legislação, tal como Lei n. 9394/96; Ramalho (1993); Ramalho e Nuñez (2009); Corrêa (2005). Metodologicamente foi desenvolvida esta pesquisa por meio da entrevista e da observação nas escolas campo de pesquisa. Ao longo da realização deste trabalho pode se concluir que a formação de professores da educação do campo se apresenta distante do que reza o marco normativo para educação do campo, ou seja, ainda é fragilizada, o que compromete o desenvolvimento dos processos educativos nas escolas do campo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/54510.17648/diversitas-journal-v2i2.545Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 293-3112525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/545/475Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:42:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/545Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.065660Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
title |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
spellingShingle |
A educação do campo: a formação do professor em contestação Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
title_full |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
title_fullStr |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
title_full_unstemmed |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
title_sort |
A educação do campo: a formação do professor em contestação |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
Os professores do campo nem sempre tiveram formação adequada para atuar com qualidade no contexto do campo. Diante desta situação, importante despertar para compreender como que deve se dá a formação do professor para atuar nas escolas do campo com qualidade, sobretudo? Tendo vista, que no contexto do campo, há uma precarização em sua totalidade desde dos processos educativos à formação do professor, pois às vezes é tratada de forma insignificante, acontecendo de qualquer jeito, pois por ser uma escolar isolada, logo não se tem uma gestão presente, para além dos professores que acabam assumindo várias funçoes para além do ensino/aprendizagem. A finalidade desta pesquisa é compreender como que acontece a formação continuada dos professores nas escolas do município de Canhotinho-PE, e mais especificamente identificar os processos de formação em serviço, observar as práticas pedagógicas dos professores e, por fim, reconhecer a qualidade da formação continuada. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre formação continuada, formação em serviço e capacitação e legislação, tal como Lei n. 9394/96; Ramalho (1993); Ramalho e Nuñez (2009); Corrêa (2005). Metodologicamente foi desenvolvida esta pesquisa por meio da entrevista e da observação nas escolas campo de pesquisa. Ao longo da realização deste trabalho pode se concluir que a formação de professores da educação do campo se apresenta distante do que reza o marco normativo para educação do campo, ou seja, ainda é fragilizada, o que compromete o desenvolvimento dos processos educativos nas escolas do campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/545 10.17648/diversitas-journal-v2i2.545 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/545 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i2.545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/545/475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 293-311 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275134631936 |