Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU). As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line. |
id |
UNEAL_3370ac3f8a28e48dddefeb5756cd824d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2173 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileiraRacismo estruturalliteraturapandemiaromantismoEsse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU). As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/217310.48017/dj.v7i3.2173Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173/1742Copyright (c) 2022 Lara Oliveira e Silva, Adriana Cintra de Carvalho Pintt, Karina Bittencourt dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCintra de Carvalho Pinto, AdrianaBittencourt dos Santos, KarinaOliveira e Silva, Lara2022-07-02T17:54:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2173Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.187186Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
title |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
spellingShingle |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira Cintra de Carvalho Pinto, Adriana Racismo estrutural literatura pandemia romantismo |
title_short |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
title_full |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
title_fullStr |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
title_full_unstemmed |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
title_sort |
Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira |
author |
Cintra de Carvalho Pinto, Adriana |
author_facet |
Cintra de Carvalho Pinto, Adriana Bittencourt dos Santos, Karina Oliveira e Silva, Lara |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt dos Santos, Karina Oliveira e Silva, Lara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra de Carvalho Pinto, Adriana Bittencourt dos Santos, Karina Oliveira e Silva, Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo estrutural literatura pandemia romantismo |
topic |
Racismo estrutural literatura pandemia romantismo |
description |
Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU). As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173 10.48017/dj.v7i3.2173 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173/1742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279347810304 |