Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra de Carvalho Pinto, Adriana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bittencourt dos Santos, Karina, Oliveira e Silva, Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU).  As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line.
id UNEAL_3370ac3f8a28e48dddefeb5756cd824d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2173
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileiraRacismo estruturalliteraturapandemiaromantismoEsse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU).  As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/217310.48017/dj.v7i3.2173Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173/1742Copyright (c) 2022 Lara Oliveira e Silva, Adriana Cintra de Carvalho Pintt, Karina Bittencourt dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCintra de Carvalho Pinto, AdrianaBittencourt dos Santos, KarinaOliveira e Silva, Lara2022-07-02T17:54:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2173Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.187186Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
title Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
spellingShingle Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
Cintra de Carvalho Pinto, Adriana
Racismo estrutural
literatura
pandemia
romantismo
title_short Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
title_full Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
title_fullStr Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
title_full_unstemmed Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
title_sort Vivências docentes em tempos de pandemia: : o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
author Cintra de Carvalho Pinto, Adriana
author_facet Cintra de Carvalho Pinto, Adriana
Bittencourt dos Santos, Karina
Oliveira e Silva, Lara
author_role author
author2 Bittencourt dos Santos, Karina
Oliveira e Silva, Lara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra de Carvalho Pinto, Adriana
Bittencourt dos Santos, Karina
Oliveira e Silva, Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo estrutural
literatura
pandemia
romantismo
topic Racismo estrutural
literatura
pandemia
romantismo
description Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU).  As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173
10.48017/dj.v7i3.2173
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2173/1742
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279347810304