Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Edel Alexandre Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453
Resumo:  RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender.  A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora.   Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor.     ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation.   Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development.
id UNEAL_349302e465c4ceb4ca81ab122d1f59b3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/453
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender.  A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora.   Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor.     ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation.   Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45310.17648/diversitas-journal-v2i4.453Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 160-1702525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453/412Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Ponteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre Silva2021-08-19T20:51:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/453Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.796652Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
title Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
spellingShingle Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
Pontes, Edel Alexandre Silva
title_short Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
title_full Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
title_fullStr Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
title_full_unstemmed Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
title_sort Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
author Pontes, Edel Alexandre Silva
author_facet Pontes, Edel Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Edel Alexandre Silva
description  RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender.  A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora.   Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor.     ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation.   Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453
10.17648/diversitas-journal-v2i4.453
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i4.453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 160-170
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275043405824