Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453 |
Resumo: | RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender. A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora. Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor. ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation. Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development. |
id |
UNEAL_349302e465c4ceb4ca81ab122d1f59b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/453 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender. A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora. Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor. ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation. Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45310.17648/diversitas-journal-v2i4.453Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 160-1702525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453/412Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Ponteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre Silva2021-08-19T20:51:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/453Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.796652Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
title |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
spellingShingle |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico Pontes, Edel Alexandre Silva |
title_short |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
title_full |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
title_fullStr |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
title_full_unstemmed |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
title_sort |
Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico |
author |
Pontes, Edel Alexandre Silva |
author_facet |
Pontes, Edel Alexandre Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Edel Alexandre Silva |
description |
RESUMO: Objetivou-se apresentar uma atividade, em forma de um jogo, que faça produzir em seus jogadores, nossas crianças, um maior desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Os pré-requisitos necessários são, apenas, o conhecimento dos números naturais e a regra básica de potenciação. No ensino de matemática atual é necessário construir e desenvolver, em nossas crianças, novas técnicas que possa estimular o novo. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio Lógico, Criatividade, Disposição e Vontade de Aprender. A necessidade de fazer com que os tópicos de matemática sejam apresentados a partir de modelos práticos, faz dessa aplicação, algo bastante significativo e motivador para o entendimento dessa que é a ciência da vida. Com isso, espera-se que o jogo bem construído e de fácil assimilação permita fazer com que nossos alunos sejam capazes de cumprir regras e etapas, sejam éticos, críticos e desenvolvam suas habilidades na construção de uma escola transformadora. Palavras-chave: Ensino de Matemática, Números Naturais, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor. ABSTRACT: The goal is to present an activity, in the form of a game that will produce greater cognitive and psychomotor development in our players, our children. The prerequisites required are only the knowledge of natural numbers and the basic rule of potentiation. In today's mathematical teaching it is necessary to construct and develop in our children new techniques that can stimulate the new. And the basis of this construction is based on four pillars: Logical Reasoning, Creativity, Willingness and Will to Learn. The need to make the topics of mathematics be presented from practical models makes this application quite significant and motivating for the understanding of what is the science of life. With this, it is expected that the well-constructed and easily assimilated game allows our students to be able to comply with rules and steps, be ethical, critical and develop their skills in building a school of transformation. Keywords: Teaching of Mathematics, Natural Numbers, Cognitive and Psychomotor Development. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453 10.17648/diversitas-journal-v2i4.453 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i4.453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/453/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 160-170 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275043405824 |