Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Wilma Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Ricardo Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575
Resumo: RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura.  ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature.  
id UNEAL_37bb6eac2d02eef2e5acb03a6f699f16
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/575
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura.  ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/57510.17648/diversitas-journal-v2i3.575Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 410-4202525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575/500Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Wilma LimaAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T20:36:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/575Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.641508Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
title Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
spellingShingle Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
Maciel, Wilma Lima
title_short Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
title_full Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
title_fullStr Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
title_full_unstemmed Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
title_sort Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
author Maciel, Wilma Lima
author_facet Maciel, Wilma Lima
Almeida, Ricardo Santos de
author_role author
author2 Almeida, Ricardo Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Wilma Lima
Almeida, Ricardo Santos de
description RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura.  ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575
10.17648/diversitas-journal-v2i3.575
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i3.575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 410-420
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275163992064