Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575 |
Resumo: | RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura. ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature. |
id |
UNEAL_37bb6eac2d02eef2e5acb03a6f699f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/575 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura. ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/57510.17648/diversitas-journal-v2i3.575Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 410-4202525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575/500Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Wilma LimaAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T20:36:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/575Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.641508Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
title |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
spellingShingle |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” Maciel, Wilma Lima |
title_short |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
title_full |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
title_fullStr |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
title_full_unstemmed |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
title_sort |
Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria” |
author |
Maciel, Wilma Lima |
author_facet |
Maciel, Wilma Lima Almeida, Ricardo Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ricardo Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Wilma Lima Almeida, Ricardo Santos de |
description |
RESUMO: O estudo da representação da infância é analisado a partir de trechos da obra As horas da minha Alegria, sob a autoria de Izabel Brandão. Objetivou-se com este estudo de conceber-se aspectos que envolvem não só situações cotidianas vivenciadas pela autora da obra analisada, mas que se encontram cada vez mais suprimidos pela lógica da instantaneidade dos momentos na sociedade atual, embebida pela onda high tech. A metodologia adotada baseou-se na interpretação do conteúdo das narrativas do gênero textual poético elencando-se as relações identitárias de Brandão (2013 e 2014) como fontes bibliográficas. Este trabalho teve como fundamento de pesquisa a bibliográfica qualitativa interpretando os poemas que retratam memórias da sua infância. Aprofundou-se nas literaturas de Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Todos discutindo sobre a infância. Então iniciou-se a análise com Lameiras (2013) por descrever as transições de fronteiras históricas familiares. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como subsídio os poemas: A casa da minha infância, Jasmins da Infância e Infância. Todos retratando vivências da autora e criticidade da sociedade atual. Os poemas de Izabel descrevem sua história, ideologia e desejos. Faz um enlaçamento de sua infância com a de seu filho Pedro atualmente, descrevendo que a sua infância quanto a de seus irmãos não serão como a de Pedro, deixando uma crítica a crianças que não tem mais o sabor da brincadeira de imitar animais no escuro. Enfim seus poemas além de ser autobiográficos se tornam autobiografia de outras pessoas também por serem tão vivo, ao lê-los nos identificamos. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Infância. Literatura. ABSTRACT: The study of the representation of childhood is analyzed from excerpts from the book The Hours of My Joy, written by Izabel Brandão with the objective of conceiving aspects that involve not only daily situations experienced by the author of the work analyzed, but which are increasingly suppressed by the logic of instantaneousness of moments in today's society embedded by the high tech wave. The methodology adopted was to interpret the content of the narratives of the poetic textual genre by listing the Brandão's (2013 and 2014) indemnity relations as bibliographic sources. This work will have as basis of research the qualitative bibliographical interpreting the poems that depict memories of his childhood. I explored the literatures of Brandão (2013), Cunha (2013), Lameiras (s.d). Everyone arguing about childhood. So I started the analysis with Lameiras (2013) for describing the transitions of familiar historical boundaries. For the development of this work I obtained as a subsidy the poems: The house of my childhood, Jasmins of Childhood and Childhood. All portraying the author's experiences and criticality of the current society. Izabel's poems describe her history, ideology and desires. He makes a bond between his childhood and that of his son Pedro today, describing that his childhood as that of his brothers will not be like that of Pedro, leaving a critique of children who no longer have the taste of the joke of imitating animals in the dark. In short, his poems, besides being autobiographical, become autobiographical of other people also because they are so alive, as we read we identify. KEYWORDS: Identity. Childhood. Literature. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575 10.17648/diversitas-journal-v2i3.575 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i3.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/575/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 410-420 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275163992064 |