A "hora do conto" no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1786 |
Resumo: | O presente estudo realça o papel formativo da leitura como porta de entrada no mundo da literacia, desde o Jardim-de-Infância, remetendonos nos depois para os comportamentos daí emergentes. As estratégias utilizadas na “Hora do Conto”, visaram uma perspectiva de transversalidade, ressalvando sempre o desenvolvimento da língua materna como ponto central. As diferentes abordagens que nela trabalhámos, proporcionaram às nossas crianças horas de encantamento, de magia, de descoberta de um mundo novo, que foram conhecendo e pouco a pouco, “perdido o medo” inicial começaram a explorar. Digno de registo, foi sem dúvida, o envolvimento das famílias no nosso projecto, que veio mais uma vez corroborar, a ideia já por nós defendida, de que a educação não é um processo isolado praticado na escola ou em casa. Depende da interacção de todos (família/escola). Só apoiada neste binómio é que conseguiremos que venha a dar os almejados frutos. |
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A "hora do conto" no jardim de infânciaEducação pré-escolarJardim de infânciaAprendizagem da leituraHora do contoO presente estudo realça o papel formativo da leitura como porta de entrada no mundo da literacia, desde o Jardim-de-Infância, remetendonos nos depois para os comportamentos daí emergentes. As estratégias utilizadas na “Hora do Conto”, visaram uma perspectiva de transversalidade, ressalvando sempre o desenvolvimento da língua materna como ponto central. As diferentes abordagens que nela trabalhámos, proporcionaram às nossas crianças horas de encantamento, de magia, de descoberta de um mundo novo, que foram conhecendo e pouco a pouco, “perdido o medo” inicial começaram a explorar. Digno de registo, foi sem dúvida, o envolvimento das famílias no nosso projecto, que veio mais uma vez corroborar, a ideia já por nós defendida, de que a educação não é um processo isolado praticado na escola ou em casa. Depende da interacção de todos (família/escola). Só apoiada neste binómio é que conseguiremos que venha a dar os almejados frutos.The following study emphasizes the shaping role of reading as gatering into the literacy world, since kindergarten to emerging behaviours. The strategies used in “Tale Time” aimed a transverse perspective having nuclear point mother tongue development. The different methods used provided magical hours and allowed them to discover a new word they slowly got to know and explore. The role and involvement of families in our project is no doubt to mention. Furthermore it strengthened the idea we share that education is not an isolated process either performed at school or at home. It defends on family/school. Interaction and will only work when supported by this binomial.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumTorres, Carla Georgiana Ferreira2014-06-04T21:38:46Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.222377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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