O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/598 |
Resumo: | RESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação. Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training. Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning. |
id |
UNEAL_4648edea5487303ef378f854f393f4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/598 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipanoRESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação. Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training. Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/59810.17648/diversitas-journal-v3i1.598Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 157-1682525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/598/542Copyright (c) 2019 Adriana Silva Caetano, Denis Rocha Calazanshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Adriana SilvaCalazans, Denis Rocha2021-08-19T20:28:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/598Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:50.584463Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
title |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
spellingShingle |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano Caetano, Adriana Silva |
title_short |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
title_full |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
title_fullStr |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
title_full_unstemmed |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
title_sort |
O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano |
author |
Caetano, Adriana Silva |
author_facet |
Caetano, Adriana Silva Calazans, Denis Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Calazans, Denis Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Adriana Silva Calazans, Denis Rocha |
description |
RESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação. Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training. Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/598 10.17648/diversitas-journal-v3i1.598 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/598 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i1.598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/598/542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Adriana Silva Caetano, Denis Rocha Calazans https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Adriana Silva Caetano, Denis Rocha Calazans https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 157-168 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275502682112 |