A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Allan Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240
Resumo: RESUMO: Este projeto busca permear as consequências da falta de identificação que professores possuem com a Matemática. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo que realça o estudo, através de questionários, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo. Os resultados mostram que dificuldade com os conteúdos matemáticos, bem como a falta de afinidades com a disciplina, advém de uma dificuldade ou medo da aprendizagem da área desde suas formações anteriores. Desse modo, ao estabelecer o sentimento do gostar do que faz, teremos mais chances de ser um bom profissional na área, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e os processos de formação fomente numa caminhada para um ensinar com dedicação, sentimento e amor. Palavras-chave: Ensino da Matemática, Paixão na Educação, Formação docente.  ABSTRACT: This project seeks to permeate the consequences of failure to identify that teachers have with mathematics. The proposed work has the aim to demystify the teaching and learning of mathematics is a factor too complicated or difficult, but it can be significant and satisfying to be employed with identifiable ties as you are doing. In this context, the work is based on theoretical and practical lines through field research that highlights the study through questionnaires in order to investigate the real empathy with the mathematics of our teachers, as well as the concepts that students- training teachers have their teaching practices in undertaking the teaching and learning of this study area and the importance of the consequences of this lack of identification with the area brings to the process of teaching this very important discipline in student education and its relationship with other Study areas. The results show that difficulty with the mathematical content and the lack of affinity with the discipline comes from a difficulty or fear of the area learning from their previous training. Thus, to establish the feeling of like what you do, we will have more chances to be a good professional in the field, key point to the link between their previous knowledge and training processes foster a walk to one teach with dedication, feeling and love. Keywords: Teaching Mathematics, Passion in Education, Teacher training
id UNEAL_48c8ddff2c9a395ad29058c6b1b3625a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/240
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formaçãoRESUMO: Este projeto busca permear as consequências da falta de identificação que professores possuem com a Matemática. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo que realça o estudo, através de questionários, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo. Os resultados mostram que dificuldade com os conteúdos matemáticos, bem como a falta de afinidades com a disciplina, advém de uma dificuldade ou medo da aprendizagem da área desde suas formações anteriores. Desse modo, ao estabelecer o sentimento do gostar do que faz, teremos mais chances de ser um bom profissional na área, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e os processos de formação fomente numa caminhada para um ensinar com dedicação, sentimento e amor. Palavras-chave: Ensino da Matemática, Paixão na Educação, Formação docente.  ABSTRACT: This project seeks to permeate the consequences of failure to identify that teachers have with mathematics. The proposed work has the aim to demystify the teaching and learning of mathematics is a factor too complicated or difficult, but it can be significant and satisfying to be employed with identifiable ties as you are doing. In this context, the work is based on theoretical and practical lines through field research that highlights the study through questionnaires in order to investigate the real empathy with the mathematics of our teachers, as well as the concepts that students- training teachers have their teaching practices in undertaking the teaching and learning of this study area and the importance of the consequences of this lack of identification with the area brings to the process of teaching this very important discipline in student education and its relationship with other Study areas. The results show that difficulty with the mathematical content and the lack of affinity with the discipline comes from a difficulty or fear of the area learning from their previous training. Thus, to establish the feeling of like what you do, we will have more chances to be a good professional in the field, key point to the link between their previous knowledge and training processes foster a walk to one teach with dedication, feeling and love. Keywords: Teaching Mathematics, Passion in Education, Teacher trainingUniversidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/24010.17648/diversitas-journal-v1i1.240Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 33-402525-521510.17648/diversitas-journal-v1i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240/287Copyright (c) 2019 Allan Gomes Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Allan Gomes2021-08-19T21:17:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/240Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:43.757315Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
title A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
spellingShingle A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
Santos, Allan Gomes
title_short A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
title_full A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
title_fullStr A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
title_full_unstemmed A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
title_sort A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
author Santos, Allan Gomes
author_facet Santos, Allan Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Allan Gomes
description RESUMO: Este projeto busca permear as consequências da falta de identificação que professores possuem com a Matemática. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo que realça o estudo, através de questionários, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo. Os resultados mostram que dificuldade com os conteúdos matemáticos, bem como a falta de afinidades com a disciplina, advém de uma dificuldade ou medo da aprendizagem da área desde suas formações anteriores. Desse modo, ao estabelecer o sentimento do gostar do que faz, teremos mais chances de ser um bom profissional na área, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e os processos de formação fomente numa caminhada para um ensinar com dedicação, sentimento e amor. Palavras-chave: Ensino da Matemática, Paixão na Educação, Formação docente.  ABSTRACT: This project seeks to permeate the consequences of failure to identify that teachers have with mathematics. The proposed work has the aim to demystify the teaching and learning of mathematics is a factor too complicated or difficult, but it can be significant and satisfying to be employed with identifiable ties as you are doing. In this context, the work is based on theoretical and practical lines through field research that highlights the study through questionnaires in order to investigate the real empathy with the mathematics of our teachers, as well as the concepts that students- training teachers have their teaching practices in undertaking the teaching and learning of this study area and the importance of the consequences of this lack of identification with the area brings to the process of teaching this very important discipline in student education and its relationship with other Study areas. The results show that difficulty with the mathematical content and the lack of affinity with the discipline comes from a difficulty or fear of the area learning from their previous training. Thus, to establish the feeling of like what you do, we will have more chances to be a good professional in the field, key point to the link between their previous knowledge and training processes foster a walk to one teach with dedication, feeling and love. Keywords: Teaching Mathematics, Passion in Education, Teacher training
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240
10.17648/diversitas-journal-v1i1.240
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i1.240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/240/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Allan Gomes Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Allan Gomes Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 33-40
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274620829696