Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista de Souza, Rosane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fortes Alves, Maria Dolores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482
Resumo: O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.
id UNEAL_56426abf63c94ab7c6ea1f6c99de291c
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2482
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivasinclusãoeducaçãocomplexidadeO texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/248210.48017/dj.v8i1.2482Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482/1964Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista de Souza, RosaneFortes Alves, Maria Dolores2023-02-24T15:01:45Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2482Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-02-24T15:01:45Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
title Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
spellingShingle Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
Batista de Souza, Rosane
inclusão
educação
complexidade
title_short Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
title_full Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
title_fullStr Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
title_full_unstemmed Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
title_sort Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
author Batista de Souza, Rosane
author_facet Batista de Souza, Rosane
Fortes Alves, Maria Dolores
author_role author
author2 Fortes Alves, Maria Dolores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista de Souza, Rosane
Fortes Alves, Maria Dolores
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
educação
complexidade
topic inclusão
educação
complexidade
description O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482
10.48017/dj.v8i1.2482
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482/1964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051273318498304