Sequência Didática Sobre a Importância da Água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Lima Filho, Adalberon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Wclésia dos Santos Silva, Santos, José Aparecido Camassari, Oliveira, Cícera Antônia de, Teixeira, Willans Pereira, Queiroz, Yane Karolayne Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência.    
id UNEAL_5805af4c9f5e94afde916fc14082a342
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2143
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Sequência Didática Sobre a Importância da ÁguaPALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências BiológicasEste trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência.    Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/214310.48017/dj.v7i2.2143Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143/1679Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira de Lima Filho, Adalberon Barbosa, Wclésia dos Santos Silva Santos, José Aparecido CamassariOliveira, Cícera Antônia de Teixeira, Willans Pereira Queiroz, Yane Karolayne Pereira de 2022-04-02T19:05:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2143Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.279580Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Didática Sobre a Importância da Água
title Sequência Didática Sobre a Importância da Água
spellingShingle Sequência Didática Sobre a Importância da Água
Moreira de Lima Filho, Adalberon
PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas
title_short Sequência Didática Sobre a Importância da Água
title_full Sequência Didática Sobre a Importância da Água
title_fullStr Sequência Didática Sobre a Importância da Água
title_full_unstemmed Sequência Didática Sobre a Importância da Água
title_sort Sequência Didática Sobre a Importância da Água
author Moreira de Lima Filho, Adalberon
author_facet Moreira de Lima Filho, Adalberon
Barbosa, Wclésia dos Santos Silva
Santos, José Aparecido Camassari
Oliveira, Cícera Antônia de
Teixeira, Willans Pereira
Queiroz, Yane Karolayne Pereira de
author_role author
author2 Barbosa, Wclésia dos Santos Silva
Santos, José Aparecido Camassari
Oliveira, Cícera Antônia de
Teixeira, Willans Pereira
Queiroz, Yane Karolayne Pereira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira de Lima Filho, Adalberon
Barbosa, Wclésia dos Santos Silva
Santos, José Aparecido Camassari
Oliveira, Cícera Antônia de
Teixeira, Willans Pereira
Queiroz, Yane Karolayne Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas
topic PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas
description Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143
10.48017/dj.v7i2.2143
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i2.2143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143/1679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
2525-5215
10.48017/dj.v7i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279310061568