Sequência Didática Sobre a Importância da Água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143 |
Resumo: | Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência. |
id |
UNEAL_5805af4c9f5e94afde916fc14082a342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2143 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência Didática Sobre a Importância da ÁguaPALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências BiológicasEste trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/214310.48017/dj.v7i2.2143Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143/1679Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira de Lima Filho, Adalberon Barbosa, Wclésia dos Santos Silva Santos, José Aparecido CamassariOliveira, Cícera Antônia de Teixeira, Willans Pereira Queiroz, Yane Karolayne Pereira de 2022-04-02T19:05:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2143Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.279580Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
title |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
spellingShingle |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água Moreira de Lima Filho, Adalberon PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas |
title_short |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
title_full |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
title_fullStr |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
title_full_unstemmed |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
title_sort |
Sequência Didática Sobre a Importância da Água |
author |
Moreira de Lima Filho, Adalberon |
author_facet |
Moreira de Lima Filho, Adalberon Barbosa, Wclésia dos Santos Silva Santos, José Aparecido Camassari Oliveira, Cícera Antônia de Teixeira, Willans Pereira Queiroz, Yane Karolayne Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Wclésia dos Santos Silva Santos, José Aparecido Camassari Oliveira, Cícera Antônia de Teixeira, Willans Pereira Queiroz, Yane Karolayne Pereira de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira de Lima Filho, Adalberon Barbosa, Wclésia dos Santos Silva Santos, José Aparecido Camassari Oliveira, Cícera Antônia de Teixeira, Willans Pereira Queiroz, Yane Karolayne Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas |
topic |
PALAVRAS-CHAVE: Água, Sequência didática, Ciências Biológicas |
description |
Este trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma sequência didática com a temática a importância da água para o ensino básico. Foi elaborada pela supervisora e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Palmeira dos Índios/AL. O desenvolvimento da SD ocorreu no mês de agosto de 2021 e teve como base principal uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Estadual na zona urbana, localizada em Palmeira dos Índios/AL. A metodologia é qualitativa do tipo relato de experiência. A sequência didática foi estruturada em 3(três) etapas: elaboração, avaliação e retrabalho no decorrer de 5 aulas com 50 minutos. O resultado aplicação da Sequência Didática satisfatória, principalmente, na organização da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a SD demonstrou-se uma importante estratégia de auxílio para a ação de o professor desenvolver aulas mais atrativas com conteúdo mais dinâmicos, onde facilita a aprendizagem dos alunos através de uma diversidade de conteúdos trabalhados em sequência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143 10.48017/dj.v7i2.2143 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i2.2143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2143/1679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores 2525-5215 10.48017/dj.v7i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279310061568 |