FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Ciência |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479 |
Resumo: | As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia. |
id |
UERJ-16_fcb99b6152a92e642805ba7889625003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/51479 |
network_acronym_str |
UERJ-16 |
network_name_str |
Revista Internacional de Ciência |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIANatureza da CiênciaSequência DidáticaFormação Inicial. As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/5147910.12957/ric.2021.51479Revista Internacional de Ciências; v. 11 n. 2 (2021): Revista Internacional de Ciências; 177-1932316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479/38959Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Filho, Adalberon MoreiraMaciel, Maria Delourdes2022-01-04T13:48:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/51479Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2022-01-04T13:48:55Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA de Lima Filho, Adalberon Moreira Natureza da Ciência Sequência Didática Formação Inicial. |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA |
author |
de Lima Filho, Adalberon Moreira |
author_facet |
de Lima Filho, Adalberon Moreira Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima Filho, Adalberon Moreira Maciel, Maria Delourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da Ciência Sequência Didática Formação Inicial. |
topic |
Natureza da Ciência Sequência Didática Formação Inicial. |
description |
As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479 10.12957/ric.2021.51479 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479 |
identifier_str_mv |
10.12957/ric.2021.51479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479/38959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Maciel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Maciel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciências; v. 11 n. 2 (2021): Revista Internacional de Ciências; 177-193 2316-7041 reponame:Revista Internacional de Ciência instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Internacional de Ciência |
collection |
Revista Internacional de Ciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799317685145698304 |