FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Filho, Adalberon Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479
Resumo:  As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia.  
id UERJ-16_fcb99b6152a92e642805ba7889625003
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/51479
network_acronym_str UERJ-16
network_name_str Revista Internacional de Ciência
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIANatureza da CiênciaSequência DidáticaFormação Inicial. As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia.  Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/5147910.12957/ric.2021.51479Revista Internacional de Ciências; v. 11 n. 2 (2021): Revista Internacional de Ciências; 177-1932316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479/38959Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Filho, Adalberon MoreiraMaciel, Maria Delourdes2022-01-04T13:48:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/51479Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2022-01-04T13:48:55Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
de Lima Filho, Adalberon Moreira
Natureza da Ciência
Sequência Didática
Formação Inicial.
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
author de Lima Filho, Adalberon Moreira
author_facet de Lima Filho, Adalberon Moreira
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Filho, Adalberon Moreira
Maciel, Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da Ciência
Sequência Didática
Formação Inicial.
topic Natureza da Ciência
Sequência Didática
Formação Inicial.
description  As visões sobre Natureza da Ciência, em geral, são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicional baseado, sobretudo, na transmissão de conhecimentos conceituais. Diante disso, objetivou-se elaborar uma Sequência Didática sobre Natureza da Ciência destinada à formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo intervenção. Participaram dela 11 estudantes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. A Sequência Didática foi estruturada em: problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos e observações de sala de aula. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que as atividades propostas na Sequência Didática foram adequadas, já que os alunos conseguiram compreender suas concepções prévias sobre Ciência, aspecto que proporcionou condições favoráveis para a promoção de uma mudança conceitual dos futuros professores. Além disso, evidenciamos que os participantes, com auxílio dos materiais disponibilizados, foram capazes de analisar as falas de outros docentes e identificar suas visões de Ciência. A aplicação da Sequência Didática possibilitou aos participantes uma maior abrangência da compreensão das visões distorcidas da Ciência e de suas implicações para o ensino. Ademais, atividades propostas durante a aplicação contribuíram para a tomada de consciência pelos futuros professores das complexas relações entre a Ciência, sociedade e tecnologia.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479
10.12957/ric.2021.51479
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479
identifier_str_mv 10.12957/ric.2021.51479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/51479/38959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Maciel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adalberon Moreira Lima Filho, Maria Delourdes Maciel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Ciências; v. 11 n. 2 (2021): Revista Internacional de Ciências; 177-193
2316-7041
reponame:Revista Internacional de Ciência
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Internacional de Ciência
collection Revista Internacional de Ciência
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799317685145698304