Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Yanne Clara Lins de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos Junior, João Bispo dos, Silva, Jisele da, Santana, Eloyza dos Santos, Cavalcante, Michelle Nunes da Silva, Moreira de Lima Filho, Adalberon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.
id UNEAL_7fb0db059514669052d93b7e0bc8538d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2168
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente TransmissíveisFerramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/216810.48017/dj.v7i2.2168Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168/1667Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlcantara, Yanne Clara Lins deSantos Junior, João Bispo dosSilva, Jisele daSantana, Eloyza dos SantosCavalcante, Michelle Nunes da SilvaMoreira de Lima Filho, Adalberon 2022-04-02T19:05:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2168Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.025692Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
title Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
spellingShingle Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
Alcantara, Yanne Clara Lins de
Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.
title_short Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
title_full Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
title_fullStr Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
title_full_unstemmed Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
title_sort Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
author Alcantara, Yanne Clara Lins de
author_facet Alcantara, Yanne Clara Lins de
Santos Junior, João Bispo dos
Silva, Jisele da
Santana, Eloyza dos Santos
Cavalcante, Michelle Nunes da Silva
Moreira de Lima Filho, Adalberon
author_role author
author2 Santos Junior, João Bispo dos
Silva, Jisele da
Santana, Eloyza dos Santos
Cavalcante, Michelle Nunes da Silva
Moreira de Lima Filho, Adalberon
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcantara, Yanne Clara Lins de
Santos Junior, João Bispo dos
Silva, Jisele da
Santana, Eloyza dos Santos
Cavalcante, Michelle Nunes da Silva
Moreira de Lima Filho, Adalberon
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.
topic Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168
10.48017/dj.v7i2.2168
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i2.2168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168/1667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
2525-5215
10.48017/dj.v7i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279340470272