Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo. |
id |
UNEAL_7fb0db059514669052d93b7e0bc8538d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2168 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente TransmissíveisFerramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/216810.48017/dj.v7i2.2168Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168/1667Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlcantara, Yanne Clara Lins deSantos Junior, João Bispo dosSilva, Jisele daSantana, Eloyza dos SantosCavalcante, Michelle Nunes da SilvaMoreira de Lima Filho, Adalberon 2022-04-02T19:05:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2168Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.025692Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
title |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
spellingShingle |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis Alcantara, Yanne Clara Lins de Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo. |
title_short |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
title_full |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
title_fullStr |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
title_full_unstemmed |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
title_sort |
Desafios na Criação de um Vídeo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis |
author |
Alcantara, Yanne Clara Lins de |
author_facet |
Alcantara, Yanne Clara Lins de Santos Junior, João Bispo dos Silva, Jisele da Santana, Eloyza dos Santos Cavalcante, Michelle Nunes da Silva Moreira de Lima Filho, Adalberon |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, João Bispo dos Silva, Jisele da Santana, Eloyza dos Santos Cavalcante, Michelle Nunes da Silva Moreira de Lima Filho, Adalberon |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcantara, Yanne Clara Lins de Santos Junior, João Bispo dos Silva, Jisele da Santana, Eloyza dos Santos Cavalcante, Michelle Nunes da Silva Moreira de Lima Filho, Adalberon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo. |
topic |
Ferramentas digitais, Ensino Fundamental, Produção de Vídeo. |
description |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal iniciar os futuros professores de Ciências Biológicas e das demais licenciatura vivências da realidade escolar, além disso, são desenvolvidos atividades e estudos sobre temas relacionados a docência. Este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios dos bolsistas pibidianos na criação um vídeo educativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as aulas remotas do Ensino Fundamental anos finais de uma escola núcleo do PIBID. A partir da ideia de que produção de vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades e das leituras realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular e dos Referências Curriculares do Estado de Alagoas para o Ensino Fundamental. Os bolsistas pibidianos utilizaram a plataforma de edição de vídeo Animaker. O vídeo foi criando em 8 cenas(partes) e aborda os temas: Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Os principais desafios enfrentados pelos bolsistas na criação do vídeo foram: dificuldade em manuseia a plataforma, elaborar um roteiro para que o vídeo não ficasse muito longo e selecionar os principais conteúdos que fosse mais interessante para o público-alvo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168 10.48017/dj.v7i2.2168 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i2.2168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168/1667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores 2525-5215 10.48017/dj.v7i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279340470272 |