O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento Bandeira Dantas, Priscyla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lins dos Anjos, Camilla, Regina de Oliveira Cavalcanti, Lais, Dias Vanderlei, Aleska, Maurício Trindade Filho, Euclides, Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/769
Resumo: A Revolução Digital levou ao aparecimento de novos conceitos, lógicas, valores, práticas e hábitos socioculturais que constituem uma nova forma de mediação denominada de Hipercultura. Neste contexto, buscou-se analisar os impactos das tecnologias da informação e comunicação na sociedade em termos das mudanças cognitivas e individuais resultantes de tal processo na formação dos profissionais do curso de odontologia. Sendo assim, foi comparado o nível de Hipercultura dos acadêmicos de odontologia das instituições de ensino superior pública e privada. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 144 estudantes do curso de odontologia de uma Instituição de ensino pública e privada, por meio de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um instrumento de coleta de dados adaptado. Os resultados demonstraram que os alunos da amostra pesquisada fazem parte da geração digital, com aspectos relacionados à hipercultura. E isso configurou-se ainda mais forte quando associado ao uso de diferentes tipos de tecnologias digitais e com frequência desse uso. A hiperculturalidade, portanto, apresentou-se relacionada à auto-avaliação de conhecimento e atualização profissional, com destaque para a leitura de artigos na web.
id UNEAL_ab52a0d8349d9be6781110c2ecacfd70
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/769
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.A Revolução Digital levou ao aparecimento de novos conceitos, lógicas, valores, práticas e hábitos socioculturais que constituem uma nova forma de mediação denominada de Hipercultura. Neste contexto, buscou-se analisar os impactos das tecnologias da informação e comunicação na sociedade em termos das mudanças cognitivas e individuais resultantes de tal processo na formação dos profissionais do curso de odontologia. Sendo assim, foi comparado o nível de Hipercultura dos acadêmicos de odontologia das instituições de ensino superior pública e privada. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 144 estudantes do curso de odontologia de uma Instituição de ensino pública e privada, por meio de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um instrumento de coleta de dados adaptado. Os resultados demonstraram que os alunos da amostra pesquisada fazem parte da geração digital, com aspectos relacionados à hipercultura. E isso configurou-se ainda mais forte quando associado ao uso de diferentes tipos de tecnologias digitais e com frequência desse uso. A hiperculturalidade, portanto, apresentou-se relacionada à auto-avaliação de conhecimento e atualização profissional, com destaque para a leitura de artigos na web.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/76910.17648/diversitas-journal-v4i2.769Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 658-6722525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/769/814Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwanihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess do Nascimento Bandeira Dantas, PriscylaLins dos Anjos, Camilla Regina de Oliveira Cavalcanti, LaisDias Vanderlei, Aleska Maurício Trindade Filho, Euclides Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila 2021-08-19T19:41:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/769Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:56.182648Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
title O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
spellingShingle O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
do Nascimento Bandeira Dantas, Priscyla
title_short O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
title_full O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
title_fullStr O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
title_full_unstemmed O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
title_sort O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.
author do Nascimento Bandeira Dantas, Priscyla
author_facet do Nascimento Bandeira Dantas, Priscyla
Lins dos Anjos, Camilla
Regina de Oliveira Cavalcanti, Lais
Dias Vanderlei, Aleska
Maurício Trindade Filho, Euclides
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
author_role author
author2 Lins dos Anjos, Camilla
Regina de Oliveira Cavalcanti, Lais
Dias Vanderlei, Aleska
Maurício Trindade Filho, Euclides
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento Bandeira Dantas, Priscyla
Lins dos Anjos, Camilla
Regina de Oliveira Cavalcanti, Lais
Dias Vanderlei, Aleska
Maurício Trindade Filho, Euclides
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
description A Revolução Digital levou ao aparecimento de novos conceitos, lógicas, valores, práticas e hábitos socioculturais que constituem uma nova forma de mediação denominada de Hipercultura. Neste contexto, buscou-se analisar os impactos das tecnologias da informação e comunicação na sociedade em termos das mudanças cognitivas e individuais resultantes de tal processo na formação dos profissionais do curso de odontologia. Sendo assim, foi comparado o nível de Hipercultura dos acadêmicos de odontologia das instituições de ensino superior pública e privada. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 144 estudantes do curso de odontologia de uma Instituição de ensino pública e privada, por meio de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um instrumento de coleta de dados adaptado. Os resultados demonstraram que os alunos da amostra pesquisada fazem parte da geração digital, com aspectos relacionados à hipercultura. E isso configurou-se ainda mais forte quando associado ao uso de diferentes tipos de tecnologias digitais e com frequência desse uso. A hiperculturalidade, portanto, apresentou-se relacionada à auto-avaliação de conhecimento e atualização profissional, com destaque para a leitura de artigos na web.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/769
10.17648/diversitas-journal-v4i2.769
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/769
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/769/814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 658-672
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276018581504