Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Aparecida Vieira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443
Resumo: RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008).  Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação.  ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education.
id UNEAL_ad0e9e11a23e9bb48079bc91b6f7b191
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/443
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008).  Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação.  ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/44310.17648/diversitas-journal-v2i4.443Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 131-1472525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/414https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/739Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:52:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/443Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.475891Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
title Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
spellingShingle Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
Melo, Maria Aparecida Vieira de
title_short Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
title_full Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
title_fullStr Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
title_full_unstemmed Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
title_sort Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
author Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_facet Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Aparecida Vieira de
description RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008).  Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação.  ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443
10.17648/diversitas-journal-v2i4.443
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i4.443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/414
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 131-147
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275028725760