Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008). Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education. |
id |
UNEAL_ad0e9e11a23e9bb48079bc91b6f7b191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/443 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008). Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/44310.17648/diversitas-journal-v2i4.443Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 131-1472525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/414https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/739Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:52:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/443Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.475891Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
title |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
spellingShingle |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
title_full |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
title_fullStr |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
title_full_unstemmed |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
title_sort |
Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios? |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008). Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade. Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity. Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443 10.17648/diversitas-journal-v2i4.443 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i4.443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/414 https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/443/739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 131-147 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275028725760 |