Atendimento Educacional Especializado e as tecnologias contribuindo para a aprendizagem dos surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/508 |
Resumo: | A educação inclusiva vem sendo discutida e firmando-se no âmbito internacional e na legislação brasileira traçando caminhos para que tenhamos uma educação de qualidade para todos, inclusive, para os que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Todo contexto desenvolvido no artigo teve como objetivo analisar a relação entre a utilização de recursos tecnológicos a partir da sala de recursos multifuncionais e a aprendizagem dos estudantes surdos na sala de aula regular em uma escola pública municipal de Alagoas. O tema é pertinente, considerando que vivemos em uma sociedade na qual a tecnologia se torna cada vez mais presente na vida das pessoas e mais acessível a todos e para todos. Diante do fato, foi coerente buscar respaldo teórico em Werneck (1997), Ausubel e cols (1980), González (2002), Sancho (2006) documentos oficiais entre outros, além de pesquisa de campo com estudo de caso para detectar até que ponto a tecnologia assistiva presente no ambiente escolar associada à metodologia diferenciada na sala de recursos multifuncionais promove a inclusão e a aprendizagem significativa de estudantes com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular, neste caso os estudantes surdos. |
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Atendimento Educacional Especializado e as tecnologias contribuindo para a aprendizagem dos surdosA educação inclusiva vem sendo discutida e firmando-se no âmbito internacional e na legislação brasileira traçando caminhos para que tenhamos uma educação de qualidade para todos, inclusive, para os que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Todo contexto desenvolvido no artigo teve como objetivo analisar a relação entre a utilização de recursos tecnológicos a partir da sala de recursos multifuncionais e a aprendizagem dos estudantes surdos na sala de aula regular em uma escola pública municipal de Alagoas. O tema é pertinente, considerando que vivemos em uma sociedade na qual a tecnologia se torna cada vez mais presente na vida das pessoas e mais acessível a todos e para todos. Diante do fato, foi coerente buscar respaldo teórico em Werneck (1997), Ausubel e cols (1980), González (2002), Sancho (2006) documentos oficiais entre outros, além de pesquisa de campo com estudo de caso para detectar até que ponto a tecnologia assistiva presente no ambiente escolar associada à metodologia diferenciada na sala de recursos multifuncionais promove a inclusão e a aprendizagem significativa de estudantes com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular, neste caso os estudantes surdos. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/50810.17648/diversitas-journal-v2i2.508Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 321-3292525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/508/477Copyright (c) 2019 Rose Madalena Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rose Madalena Pereira da2021-08-19T20:45:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/508Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:47.938220Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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