Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Florentino, Maria Isabelle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simão da Silva, Maysa, Nobre da Silva, Iraci, Martins da Silva, Gisely, Leite Oliveira dos Santos, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2230
Resumo: As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.
id UNEAL_b44685b33a7257de2dec9573c91e342f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2230
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aulaGêneros, PIBID, Letramento.As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/223010.48017/dj.v7i4.2230Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2230/1828Copyright (c) 2022 Maria Isabelle Barros Florentino, Maysa Simão da Silva, Iraci Nobre da Silva, Gisely Martins da Silva, Eduardo Leite Oliveira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros Florentino, Maria IsabelleSimão da Silva, Maysa Nobre da Silva, IraciMartins da Silva, GiselyLeite Oliveira dos Santos, Eduardo2022-10-10T03:23:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2230Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:33.839202Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
title Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
spellingShingle Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
Barros Florentino, Maria Isabelle
Gêneros, PIBID, Letramento.
title_short Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
title_full Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
title_fullStr Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
title_full_unstemmed Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
title_sort Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
author Barros Florentino, Maria Isabelle
author_facet Barros Florentino, Maria Isabelle
Simão da Silva, Maysa
Nobre da Silva, Iraci
Martins da Silva, Gisely
Leite Oliveira dos Santos, Eduardo
author_role author
author2 Simão da Silva, Maysa
Nobre da Silva, Iraci
Martins da Silva, Gisely
Leite Oliveira dos Santos, Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Florentino, Maria Isabelle
Simão da Silva, Maysa
Nobre da Silva, Iraci
Martins da Silva, Gisely
Leite Oliveira dos Santos, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros, PIBID, Letramento.
topic Gêneros, PIBID, Letramento.
description As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2230
10.48017/dj.v7i4.2230
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2230
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2230/1828
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279672868864