Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Mayara Camila Santos, Silva, Aline Bruna da, Santos, Bruna Lívia Barbosa dos, Rocha, Josefa Eleusa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/535
Resumo: RESUMO: A Educação Ambiental na prática educacional é muitas vezes trabalhada na hora de cumprir o calendário escolar, em datas comemorativas como o “Dia da Árvore” e o “Dia da Água”, no entanto, deveríamos ter a mesma como disciplina presente em todo o currículo escolar de maneira interdisciplinar, buscando solucionar problemas ambientais. Através da confecção de alguns objetos a partir do papel, o presente trabalho objetivou-se mostrar a importância de se preservar o meio ambiente e de ter atos ambientais nas escolas, buscando passar para os alunos o sentido da reciclagem. Foi aplicado uma prática com 36 alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, localizada no município de Taquarana/Alagoas. Os alunos confeccionaram alguns objetos, como porta lápis, porta moedas, caixa de presente e porta joia, todos a partir do papel. Antes da prática iniciar foi dado uma explanação a respeito dos temas abordados no decorrer das atividades, temas estes pré-estabelecidos, como a reciclagem e a preservação ambiental. A intervenção didática foi desenvolvida na própria sala de aula, para que os alunos não ficassem dispersos. Os resultados apontaram o grau de satisfação, onde, 70% dos alunos classificaram a prática como ótima e 30% classificou como boa. Além do mais, 100% deles acreditam que a prática desenvolvida contribuiu de alguma forma em suas vidas, deixando claro que os mesmos levaram algum ensinamento sobre a atividade. Palavras-chave: Reciclagem; Meio Ambiente; Práticas.  ABSTRACT: Environmental education in educational practice is often crafted in time to meet the school year, on specific dates such as "Day of the Tree" and "Water Day", however, we should be the same as this discipline across the curriculum school of interdisciplinary way, seeking to solve environmental problems. By making some objects from paper, this study aimed to show the importance of preserving the environment and to take environmental actions in schools seeking giving students the meaning of recycling. A practice with 36 students of the 6th year of the Municipal School Maria Iraci Teófilo de Castro in the municipality of Taquarana / Alagoas was applied. Students crafted some objects like pencils, door coins, gift box and jewelry door, all from the paper. Before practice start was given an explanation about the themes discussed during the activities, issues such as pre-established recycling and environmental preservation. The didactic intervention was developed in their classroom, for students would not get dispersed. The results showed the degree of satisfaction, where 70% of students rated the practice as excellent and 30% rated as good. Moreover, 100% of them believe that the developed practice contributed in some way in their lives, making it clear that they took some teaching about the activity. Keywords: Recycling; Environment; Practices.
id UNEAL_b57c5bcdb648041deb7817a499b2b191
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/535
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-ALRESUMO: A Educação Ambiental na prática educacional é muitas vezes trabalhada na hora de cumprir o calendário escolar, em datas comemorativas como o “Dia da Árvore” e o “Dia da Água”, no entanto, deveríamos ter a mesma como disciplina presente em todo o currículo escolar de maneira interdisciplinar, buscando solucionar problemas ambientais. Através da confecção de alguns objetos a partir do papel, o presente trabalho objetivou-se mostrar a importância de se preservar o meio ambiente e de ter atos ambientais nas escolas, buscando passar para os alunos o sentido da reciclagem. Foi aplicado uma prática com 36 alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, localizada no município de Taquarana/Alagoas. Os alunos confeccionaram alguns objetos, como porta lápis, porta moedas, caixa de presente e porta joia, todos a partir do papel. Antes da prática iniciar foi dado uma explanação a respeito dos temas abordados no decorrer das atividades, temas estes pré-estabelecidos, como a reciclagem e a preservação ambiental. A intervenção didática foi desenvolvida na própria sala de aula, para que os alunos não ficassem dispersos. Os resultados apontaram o grau de satisfação, onde, 70% dos alunos classificaram a prática como ótima e 30% classificou como boa. Além do mais, 100% deles acreditam que a prática desenvolvida contribuiu de alguma forma em suas vidas, deixando claro que os mesmos levaram algum ensinamento sobre a atividade. Palavras-chave: Reciclagem; Meio Ambiente; Práticas.  ABSTRACT: Environmental education in educational practice is often crafted in time to meet the school year, on specific dates such as "Day of the Tree" and "Water Day", however, we should be the same as this discipline across the curriculum school of interdisciplinary way, seeking to solve environmental problems. By making some objects from paper, this study aimed to show the importance of preserving the environment and to take environmental actions in schools seeking giving students the meaning of recycling. A practice with 36 students of the 6th year of the Municipal School Maria Iraci Teófilo de Castro in the municipality of Taquarana / Alagoas was applied. Students crafted some objects like pencils, door coins, gift box and jewelry door, all from the paper. Before practice start was given an explanation about the themes discussed during the activities, issues such as pre-established recycling and environmental preservation. The didactic intervention was developed in their classroom, for students would not get dispersed. The results showed the degree of satisfaction, where 70% of students rated the practice as excellent and 30% rated as good. Moreover, 100% of them believe that the developed practice contributed in some way in their lives, making it clear that they took some teaching about the activity. Keywords: Recycling; Environment; Practices.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/53510.17648/diversitas-journal-v3i1.535Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 128-1322525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/535/539Copyright (c) 2019 Fernanda Stefanny Lima Sobrinho, Mayara Camila Santos Silva, Aline Bruna da Silva, Bruna Lívia Barbosa dos Santos, Josefa Eleusa da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima Sobrinho, Fernanda StefannySilva, Mayara Camila SantosSilva, Aline Bruna daSantos, Bruna Lívia Barbosa dosRocha, Josefa Eleusa da2021-08-19T20:34:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/535Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.786381Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
title Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
spellingShingle Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
title_short Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
title_full Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
title_fullStr Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
title_full_unstemmed Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
title_sort Educação ambiental: uma intervenção pedagógica em uma escola pública localizada na cidade de Taquarana-AL
author Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
author_facet Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Silva, Mayara Camila Santos
Silva, Aline Bruna da
Santos, Bruna Lívia Barbosa dos
Rocha, Josefa Eleusa da
author_role author
author2 Silva, Mayara Camila Santos
Silva, Aline Bruna da
Santos, Bruna Lívia Barbosa dos
Rocha, Josefa Eleusa da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Silva, Mayara Camila Santos
Silva, Aline Bruna da
Santos, Bruna Lívia Barbosa dos
Rocha, Josefa Eleusa da
description RESUMO: A Educação Ambiental na prática educacional é muitas vezes trabalhada na hora de cumprir o calendário escolar, em datas comemorativas como o “Dia da Árvore” e o “Dia da Água”, no entanto, deveríamos ter a mesma como disciplina presente em todo o currículo escolar de maneira interdisciplinar, buscando solucionar problemas ambientais. Através da confecção de alguns objetos a partir do papel, o presente trabalho objetivou-se mostrar a importância de se preservar o meio ambiente e de ter atos ambientais nas escolas, buscando passar para os alunos o sentido da reciclagem. Foi aplicado uma prática com 36 alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, localizada no município de Taquarana/Alagoas. Os alunos confeccionaram alguns objetos, como porta lápis, porta moedas, caixa de presente e porta joia, todos a partir do papel. Antes da prática iniciar foi dado uma explanação a respeito dos temas abordados no decorrer das atividades, temas estes pré-estabelecidos, como a reciclagem e a preservação ambiental. A intervenção didática foi desenvolvida na própria sala de aula, para que os alunos não ficassem dispersos. Os resultados apontaram o grau de satisfação, onde, 70% dos alunos classificaram a prática como ótima e 30% classificou como boa. Além do mais, 100% deles acreditam que a prática desenvolvida contribuiu de alguma forma em suas vidas, deixando claro que os mesmos levaram algum ensinamento sobre a atividade. Palavras-chave: Reciclagem; Meio Ambiente; Práticas.  ABSTRACT: Environmental education in educational practice is often crafted in time to meet the school year, on specific dates such as "Day of the Tree" and "Water Day", however, we should be the same as this discipline across the curriculum school of interdisciplinary way, seeking to solve environmental problems. By making some objects from paper, this study aimed to show the importance of preserving the environment and to take environmental actions in schools seeking giving students the meaning of recycling. A practice with 36 students of the 6th year of the Municipal School Maria Iraci Teófilo de Castro in the municipality of Taquarana / Alagoas was applied. Students crafted some objects like pencils, door coins, gift box and jewelry door, all from the paper. Before practice start was given an explanation about the themes discussed during the activities, issues such as pre-established recycling and environmental preservation. The didactic intervention was developed in their classroom, for students would not get dispersed. The results showed the degree of satisfaction, where 70% of students rated the practice as excellent and 30% rated as good. Moreover, 100% of them believe that the developed practice contributed in some way in their lives, making it clear that they took some teaching about the activity. Keywords: Recycling; Environment; Practices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/535
10.17648/diversitas-journal-v3i1.535
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/535
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i1.535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/535/539
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 128-132
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275122049024