A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jhon David Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Severo, Daniele Silva, Lima Neto, Francisco Mendes, Silva, Luana Araujo, Silva, Rafael Urubá, Silva, Claudionor Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/402
Resumo: RESUMO: O presente artigo vislumbra discutir sobre a Geografia Urbana no ensino básico para expor a importância de se ter um foco educacional no espaço urbano, temática da disciplina de geografia; já que o papel da escola seria também dar-lhe condições para se tornar um cidadão, pois que em sua maioria, os alunos vivem na cidade, tendo como principal objetivo abordar a importância do ensino da cidade e do urbano nas aulas de Geografia na educação básica. Nessa dinâmica é necessário que a escola e o ensino incluam e, ou deem mais ênfase aos conteúdos referentes a essa temática de extrema importância para a construção da cidadania. A metodologia aplicada para o presente referencial teve como base pesquisas de literários, como: Santana (2013), Morangas (2006), Araújo (2004/2005) e Siqueira (2013); que nos levaram ainda a autores como: Santos (2008), Cavalcante (2002) e Correia (1999). Os resultados apontam que o ensino da Geografia Urbana nas escolas é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos, e que para isso é importante o exercício de práticas pedagógicas interessadas em despertar o desejo de entender as dinâmicas da cidade saindo da “monotonia da sala de aula”. Dessa forma conclui-se que a utilização de conteúdos que contemplem o micro e o macro dentro do espaço urbano conduza ao ensino de geografia formar alunos e cidadãos conscientes.               Palavras-chave: Ensino, Espaço Urbano, Cidadãos.  ABSTRACT: This article envisages discuss the Urban Geography in primary education to expose the importance of having an educational focus on urban space theme of geography discipline; since the role of schools would also give you conditions to become a citizen, since mostly students living in the city, with the main objective to approach the importance of the city's education and urban in Geography lessons in education Basic. This dynamic is necessary for the school and the teaching and include, or give more emphasis to the content related to the topic of utmost importance to the construction of citizenship. The methodology used for this benchmark was based on literary research, such as: Santana (2013), squash (2006), Araújo (2004/2005) and Smith (2013); that led us furthermore authors such as Santos (2008), Cavalcante (2002) and Correia (1999). The results to point that the teaching of Urban Geography in schools is badly needed for the development of students' criticality in relation to urban space to which they belong, and that this is important the exercise of interested pedagogical practices to awaken the desire to understand the dynamic city out of the "monotony of the classroom." Thus it is concluded that the use of content that address the micro and the macro in the urban environment conducive to geography teaching to graduate students and concerned citizens. Keywords: Education, Urban Space, citizens.
id UNEAL_bd34f41d48c3dbc4cbf4bdc3a8da1b28
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/402
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A Geografia Urbana e sua importância no Ensino BásicoRESUMO: O presente artigo vislumbra discutir sobre a Geografia Urbana no ensino básico para expor a importância de se ter um foco educacional no espaço urbano, temática da disciplina de geografia; já que o papel da escola seria também dar-lhe condições para se tornar um cidadão, pois que em sua maioria, os alunos vivem na cidade, tendo como principal objetivo abordar a importância do ensino da cidade e do urbano nas aulas de Geografia na educação básica. Nessa dinâmica é necessário que a escola e o ensino incluam e, ou deem mais ênfase aos conteúdos referentes a essa temática de extrema importância para a construção da cidadania. A metodologia aplicada para o presente referencial teve como base pesquisas de literários, como: Santana (2013), Morangas (2006), Araújo (2004/2005) e Siqueira (2013); que nos levaram ainda a autores como: Santos (2008), Cavalcante (2002) e Correia (1999). Os resultados apontam que o ensino da Geografia Urbana nas escolas é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos, e que para isso é importante o exercício de práticas pedagógicas interessadas em despertar o desejo de entender as dinâmicas da cidade saindo da “monotonia da sala de aula”. Dessa forma conclui-se que a utilização de conteúdos que contemplem o micro e o macro dentro do espaço urbano conduza ao ensino de geografia formar alunos e cidadãos conscientes.               Palavras-chave: Ensino, Espaço Urbano, Cidadãos.  ABSTRACT: This article envisages discuss the Urban Geography in primary education to expose the importance of having an educational focus on urban space theme of geography discipline; since the role of schools would also give you conditions to become a citizen, since mostly students living in the city, with the main objective to approach the importance of the city's education and urban in Geography lessons in education Basic. This dynamic is necessary for the school and the teaching and include, or give more emphasis to the content related to the topic of utmost importance to the construction of citizenship. The methodology used for this benchmark was based on literary research, such as: Santana (2013), squash (2006), Araújo (2004/2005) and Smith (2013); that led us furthermore authors such as Santos (2008), Cavalcante (2002) and Correia (1999). The results to point that the teaching of Urban Geography in schools is badly needed for the development of students' criticality in relation to urban space to which they belong, and that this is important the exercise of interested pedagogical practices to awaken the desire to understand the dynamic city out of the "monotony of the classroom." Thus it is concluded that the use of content that address the micro and the macro in the urban environment conducive to geography teaching to graduate students and concerned citizens. Keywords: Education, Urban Space, citizens.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/40210.17648/diversitas-journal-v1i1.402Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 41-472525-521510.17648/diversitas-journal-v1i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/402/288Copyright (c) 2019 Jhon David Santos Silva, Daniele Silva Severo, Francisco Mendes Lima Neto, Luana Araujo Silva, Rafael Urubá Silva, Claudionor Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jhon David SantosSevero, Daniele SilvaLima Neto, Francisco MendesSilva, Luana AraujoSilva, Rafael UrubáSilva, Claudionor Oliveira2021-08-19T21:13:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/402Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.846240Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
title A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
spellingShingle A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
Silva, Jhon David Santos
title_short A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
title_full A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
title_fullStr A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
title_full_unstemmed A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
title_sort A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
author Silva, Jhon David Santos
author_facet Silva, Jhon David Santos
Severo, Daniele Silva
Lima Neto, Francisco Mendes
Silva, Luana Araujo
Silva, Rafael Urubá
Silva, Claudionor Oliveira
author_role author
author2 Severo, Daniele Silva
Lima Neto, Francisco Mendes
Silva, Luana Araujo
Silva, Rafael Urubá
Silva, Claudionor Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jhon David Santos
Severo, Daniele Silva
Lima Neto, Francisco Mendes
Silva, Luana Araujo
Silva, Rafael Urubá
Silva, Claudionor Oliveira
description RESUMO: O presente artigo vislumbra discutir sobre a Geografia Urbana no ensino básico para expor a importância de se ter um foco educacional no espaço urbano, temática da disciplina de geografia; já que o papel da escola seria também dar-lhe condições para se tornar um cidadão, pois que em sua maioria, os alunos vivem na cidade, tendo como principal objetivo abordar a importância do ensino da cidade e do urbano nas aulas de Geografia na educação básica. Nessa dinâmica é necessário que a escola e o ensino incluam e, ou deem mais ênfase aos conteúdos referentes a essa temática de extrema importância para a construção da cidadania. A metodologia aplicada para o presente referencial teve como base pesquisas de literários, como: Santana (2013), Morangas (2006), Araújo (2004/2005) e Siqueira (2013); que nos levaram ainda a autores como: Santos (2008), Cavalcante (2002) e Correia (1999). Os resultados apontam que o ensino da Geografia Urbana nas escolas é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos, e que para isso é importante o exercício de práticas pedagógicas interessadas em despertar o desejo de entender as dinâmicas da cidade saindo da “monotonia da sala de aula”. Dessa forma conclui-se que a utilização de conteúdos que contemplem o micro e o macro dentro do espaço urbano conduza ao ensino de geografia formar alunos e cidadãos conscientes.               Palavras-chave: Ensino, Espaço Urbano, Cidadãos.  ABSTRACT: This article envisages discuss the Urban Geography in primary education to expose the importance of having an educational focus on urban space theme of geography discipline; since the role of schools would also give you conditions to become a citizen, since mostly students living in the city, with the main objective to approach the importance of the city's education and urban in Geography lessons in education Basic. This dynamic is necessary for the school and the teaching and include, or give more emphasis to the content related to the topic of utmost importance to the construction of citizenship. The methodology used for this benchmark was based on literary research, such as: Santana (2013), squash (2006), Araújo (2004/2005) and Smith (2013); that led us furthermore authors such as Santos (2008), Cavalcante (2002) and Correia (1999). The results to point that the teaching of Urban Geography in schools is badly needed for the development of students' criticality in relation to urban space to which they belong, and that this is important the exercise of interested pedagogical practices to awaken the desire to understand the dynamic city out of the "monotony of the classroom." Thus it is concluded that the use of content that address the micro and the macro in the urban environment conducive to geography teaching to graduate students and concerned citizens. Keywords: Education, Urban Space, citizens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/402
10.17648/diversitas-journal-v1i1.402
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/402
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i1.402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/402/288
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 41-47
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275005657088