Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Vanessa Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Chryslane Barbosa da, Oliveira, Eliane Lima da Silva, Silva, Kelly Barbosa da, Costa, João Gomes da, Santos, Aldenir Feitosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/294
Resumo: RESUMO: A bioquímica é uma disciplina que se encontra envolvida na realidade do discente, sendo que seus assuntos são pouco compreendidos pelos alunos. Por isso, a bioquímica deve ser trabalhada em sala de aula de forma que estimule um caráter crítico e investigativo no aluno, fazendo-o evoluir de forma dinâmica e contextualizada. O presente trabalho teve por finalidade promover uma aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação. A aula foi realizada no Laboratório de Ciências de uma Escola Estadual, localizada no município de Arapiraca - AL. Inicialmente ocorreu a apresentação de uma aula expositiva abordando o conteúdo da ação enzimática através de uma linguagem dinâmica e estimulante, ministrada pelos integrantes do curso de Licenciatura em biologia da UNEAL. No segundo momento, a turma foi dividida em grupos para a realização da prática de ação enzimática da catalase nos vegetais. Foi observado que as abordagens feitas na aula expositiva sobre ação enzimática foram instigantes, principalmente, por abranger exemplos com alimentos. Durante o processo ficou mais evidente a absorção do conhecimento através da aprendizagem prática do conteúdo proposto, visto na satisfação dos alunos em relacionar a disciplina com suas próprias realidades. Portanto, ficou notório que abordar um método de ensino que faz uso de práticas, auxilia na aprendizagem do conteúdo, possibilita ao educando uma melhor aprendizagem e aprimora a prática docente. Palavras-chave: Ensino, Prática, Bioquímica.  ABSTRACT: Biochemistry is a discipline that is involved in the reality of the students, but students poorly understand its affairs. Therefore, biochemistry should be worked in classroom in order to stimulate a critical and investigative character in students making them evolve in a dynamic and contextualized way. This paper aims to promote a practical lesson in biochemistry for students in the program more education. The lesson was held in the Science Lab of a State School located in the city of Arapiraca - AL. At first, there was the presentation of a lecture addressing the content of enzymatic action through a dynamic and stimulating language taught by members of the Bachelor's Degree in biology and then the class was divided into groups to perform the practical action of enzymatic catalase in plants. We observed that the approaches made in lecture on enzymatic activity were intriguing, mainly because it covers examples with food. During the practice has become more evident the absorption of knowledge through practical learning of the proposed content, because we could see the students' satisfaction in the discipline relate to their own realities. Therefore, it became clear that addressing a teaching method that makes use of practices, assists in learning the content, allows the student a better learning and improves teaching practice. Keywords: Teaching, Practice, Biochemistry.
id UNEAL_cb59ec8997255036614d226bf8df2f22
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/294
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais EducaçãoRESUMO: A bioquímica é uma disciplina que se encontra envolvida na realidade do discente, sendo que seus assuntos são pouco compreendidos pelos alunos. Por isso, a bioquímica deve ser trabalhada em sala de aula de forma que estimule um caráter crítico e investigativo no aluno, fazendo-o evoluir de forma dinâmica e contextualizada. O presente trabalho teve por finalidade promover uma aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação. A aula foi realizada no Laboratório de Ciências de uma Escola Estadual, localizada no município de Arapiraca - AL. Inicialmente ocorreu a apresentação de uma aula expositiva abordando o conteúdo da ação enzimática através de uma linguagem dinâmica e estimulante, ministrada pelos integrantes do curso de Licenciatura em biologia da UNEAL. No segundo momento, a turma foi dividida em grupos para a realização da prática de ação enzimática da catalase nos vegetais. Foi observado que as abordagens feitas na aula expositiva sobre ação enzimática foram instigantes, principalmente, por abranger exemplos com alimentos. Durante o processo ficou mais evidente a absorção do conhecimento através da aprendizagem prática do conteúdo proposto, visto na satisfação dos alunos em relacionar a disciplina com suas próprias realidades. Portanto, ficou notório que abordar um método de ensino que faz uso de práticas, auxilia na aprendizagem do conteúdo, possibilita ao educando uma melhor aprendizagem e aprimora a prática docente. Palavras-chave: Ensino, Prática, Bioquímica.  ABSTRACT: Biochemistry is a discipline that is involved in the reality of the students, but students poorly understand its affairs. Therefore, biochemistry should be worked in classroom in order to stimulate a critical and investigative character in students making them evolve in a dynamic and contextualized way. This paper aims to promote a practical lesson in biochemistry for students in the program more education. The lesson was held in the Science Lab of a State School located in the city of Arapiraca - AL. At first, there was the presentation of a lecture addressing the content of enzymatic action through a dynamic and stimulating language taught by members of the Bachelor's Degree in biology and then the class was divided into groups to perform the practical action of enzymatic catalase in plants. We observed that the approaches made in lecture on enzymatic activity were intriguing, mainly because it covers examples with food. During the practice has become more evident the absorption of knowledge through practical learning of the proposed content, because we could see the students' satisfaction in the discipline relate to their own realities. Therefore, it became clear that addressing a teaching method that makes use of practices, assists in learning the content, allows the student a better learning and improves teaching practice. Keywords: Teaching, Practice, Biochemistry.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/29410.17648/diversitas-journal-v1i1.294Diversitas Journal; Vol. 1 No. 1 (2016): Educate and research: reflecting on academic training; 79-82Diversitas Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educar e investigar: reflexionando sobre la formación académica; 79-82Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 79-822525-521510.17648/diversitas-journal-v1i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/294/293Copyright (c) 2019 Vanessa Fernandes Soares, Chryslane Barbosa da Silva, Eliane Lima da Silva Oliveira, Kelly Barbosa da Silva, João Gomes da Costa, Aldenir Feitosa dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Vanessa FernandesSilva, Chryslane Barbosa daOliveira, Eliane Lima da SilvaSilva, Kelly Barbosa daCosta, João Gomes daSantos, Aldenir Feitosa dos2024-04-19T20:02:38Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/294Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T20:02:38Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
title Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
spellingShingle Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
Soares, Vanessa Fernandes
title_short Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
title_full Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
title_fullStr Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
title_full_unstemmed Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
title_sort Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação
author Soares, Vanessa Fernandes
author_facet Soares, Vanessa Fernandes
Silva, Chryslane Barbosa da
Oliveira, Eliane Lima da Silva
Silva, Kelly Barbosa da
Costa, João Gomes da
Santos, Aldenir Feitosa dos
author_role author
author2 Silva, Chryslane Barbosa da
Oliveira, Eliane Lima da Silva
Silva, Kelly Barbosa da
Costa, João Gomes da
Santos, Aldenir Feitosa dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Vanessa Fernandes
Silva, Chryslane Barbosa da
Oliveira, Eliane Lima da Silva
Silva, Kelly Barbosa da
Costa, João Gomes da
Santos, Aldenir Feitosa dos
description RESUMO: A bioquímica é uma disciplina que se encontra envolvida na realidade do discente, sendo que seus assuntos são pouco compreendidos pelos alunos. Por isso, a bioquímica deve ser trabalhada em sala de aula de forma que estimule um caráter crítico e investigativo no aluno, fazendo-o evoluir de forma dinâmica e contextualizada. O presente trabalho teve por finalidade promover uma aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação. A aula foi realizada no Laboratório de Ciências de uma Escola Estadual, localizada no município de Arapiraca - AL. Inicialmente ocorreu a apresentação de uma aula expositiva abordando o conteúdo da ação enzimática através de uma linguagem dinâmica e estimulante, ministrada pelos integrantes do curso de Licenciatura em biologia da UNEAL. No segundo momento, a turma foi dividida em grupos para a realização da prática de ação enzimática da catalase nos vegetais. Foi observado que as abordagens feitas na aula expositiva sobre ação enzimática foram instigantes, principalmente, por abranger exemplos com alimentos. Durante o processo ficou mais evidente a absorção do conhecimento através da aprendizagem prática do conteúdo proposto, visto na satisfação dos alunos em relacionar a disciplina com suas próprias realidades. Portanto, ficou notório que abordar um método de ensino que faz uso de práticas, auxilia na aprendizagem do conteúdo, possibilita ao educando uma melhor aprendizagem e aprimora a prática docente. Palavras-chave: Ensino, Prática, Bioquímica.  ABSTRACT: Biochemistry is a discipline that is involved in the reality of the students, but students poorly understand its affairs. Therefore, biochemistry should be worked in classroom in order to stimulate a critical and investigative character in students making them evolve in a dynamic and contextualized way. This paper aims to promote a practical lesson in biochemistry for students in the program more education. The lesson was held in the Science Lab of a State School located in the city of Arapiraca - AL. At first, there was the presentation of a lecture addressing the content of enzymatic action through a dynamic and stimulating language taught by members of the Bachelor's Degree in biology and then the class was divided into groups to perform the practical action of enzymatic catalase in plants. We observed that the approaches made in lecture on enzymatic activity were intriguing, mainly because it covers examples with food. During the practice has become more evident the absorption of knowledge through practical learning of the proposed content, because we could see the students' satisfaction in the discipline relate to their own realities. Therefore, it became clear that addressing a teaching method that makes use of practices, assists in learning the content, allows the student a better learning and improves teaching practice. Keywords: Teaching, Practice, Biochemistry.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/294
10.17648/diversitas-journal-v1i1.294
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/294
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i1.294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/294/293
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 1 No. 1 (2016): Educate and research: reflecting on academic training; 79-82
Diversitas Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educar e investigar: reflexionando sobre la formación académica; 79-82
Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 79-82
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051270754729984