Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1138 |
Resumo: | O novo modelo de atenção à saúde indígena e as necessidades encontradas nesse território tão peculiar, como a alta incidência e prevalência de agravos que acometem essa população, torna necessário a discussão da temática no processo de ensino-aprendizagem de profissionais da saúde. O processo de ensino-aprendizagem no contexto de formação em saúde não é apenas o de oferecer conteúdos para formar técnicos, mas também, de formar profissionais para a gestão, bem como beneficiar os usuários através das técnicas de ensino-aprendizagem fazendo uso das políticas nacionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia (DCNs) afirmam que o fisioterapeuta deve estar apto ao final da graduação para atuar no planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados. Trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo resultante de uma atividade avaliativa da disciplina Saúde e Sociedade IV do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Nordeste. A experiência ocorreu através do processo de elaboração de um planejamento estratégico em saúde no contexto de um estudo de caso fictício sobre um Distrito Sanitário Indígena. Na atividade avaliativa elaborou-se um plano de ação partindo inicialmente da definição de nós críticos e posteriormente, de um desenho das operações para os nós críticos encontrados, proposta de ações para motivação de atores e por fim, construiu-se um plano operativo. A experimentação do processo de planejamento em saúde da população indígena favoreceu o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação em fisioterapia. |
id |
UNEAL_dbf205d29542a9350d0e6724035d38bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1138 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em FisioterapiaO novo modelo de atenção à saúde indígena e as necessidades encontradas nesse território tão peculiar, como a alta incidência e prevalência de agravos que acometem essa população, torna necessário a discussão da temática no processo de ensino-aprendizagem de profissionais da saúde. O processo de ensino-aprendizagem no contexto de formação em saúde não é apenas o de oferecer conteúdos para formar técnicos, mas também, de formar profissionais para a gestão, bem como beneficiar os usuários através das técnicas de ensino-aprendizagem fazendo uso das políticas nacionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia (DCNs) afirmam que o fisioterapeuta deve estar apto ao final da graduação para atuar no planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados. Trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo resultante de uma atividade avaliativa da disciplina Saúde e Sociedade IV do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Nordeste. A experiência ocorreu através do processo de elaboração de um planejamento estratégico em saúde no contexto de um estudo de caso fictício sobre um Distrito Sanitário Indígena. Na atividade avaliativa elaborou-se um plano de ação partindo inicialmente da definição de nós críticos e posteriormente, de um desenho das operações para os nós críticos encontrados, proposta de ações para motivação de atores e por fim, construiu-se um plano operativo. A experimentação do processo de planejamento em saúde da população indígena favoreceu o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação em fisioterapia. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2020-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/113810.17648/diversitas-journal-v5i3-1138Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 1805-18172525-521510.17648/diversitas-journal-v5i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1138/1051Copyright (c) 2020 Dannyelle Shyrley dos Santos da Silva, Jackelyne Soares de Oliveira, Joyceane Alves de Oliveira, Eloisa Costa Matias, Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Dannyelle Shyrley dos Santos daOliveira, Jackelyne Soares deOliveira, Joyceane Alves deMatias, Eloisa CostaLima, Erivaldo Santos deCarvalho, Vanessa Lôbo de2021-08-19T18:27:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1138Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:06.811897Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
title |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
spellingShingle |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia Silva, Dannyelle Shyrley dos Santos da |
title_short |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
title_full |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
title_fullStr |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
title_sort |
Planejamento estratégico situacional e saúde da população indígena: experiência na graduação em Fisioterapia |
author |
Silva, Dannyelle Shyrley dos Santos da |
author_facet |
Silva, Dannyelle Shyrley dos Santos da Oliveira, Jackelyne Soares de Oliveira, Joyceane Alves de Matias, Eloisa Costa Lima, Erivaldo Santos de Carvalho, Vanessa Lôbo de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jackelyne Soares de Oliveira, Joyceane Alves de Matias, Eloisa Costa Lima, Erivaldo Santos de Carvalho, Vanessa Lôbo de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dannyelle Shyrley dos Santos da Oliveira, Jackelyne Soares de Oliveira, Joyceane Alves de Matias, Eloisa Costa Lima, Erivaldo Santos de Carvalho, Vanessa Lôbo de |
description |
O novo modelo de atenção à saúde indígena e as necessidades encontradas nesse território tão peculiar, como a alta incidência e prevalência de agravos que acometem essa população, torna necessário a discussão da temática no processo de ensino-aprendizagem de profissionais da saúde. O processo de ensino-aprendizagem no contexto de formação em saúde não é apenas o de oferecer conteúdos para formar técnicos, mas também, de formar profissionais para a gestão, bem como beneficiar os usuários através das técnicas de ensino-aprendizagem fazendo uso das políticas nacionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia (DCNs) afirmam que o fisioterapeuta deve estar apto ao final da graduação para atuar no planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados. Trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo resultante de uma atividade avaliativa da disciplina Saúde e Sociedade IV do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Nordeste. A experiência ocorreu através do processo de elaboração de um planejamento estratégico em saúde no contexto de um estudo de caso fictício sobre um Distrito Sanitário Indígena. Na atividade avaliativa elaborou-se um plano de ação partindo inicialmente da definição de nós críticos e posteriormente, de um desenho das operações para os nós críticos encontrados, proposta de ações para motivação de atores e por fim, construiu-se um plano operativo. A experimentação do processo de planejamento em saúde da população indígena favoreceu o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação em fisioterapia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1138 10.17648/diversitas-journal-v5i3-1138 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1138 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v5i3-1138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1138/1051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 1805-1817 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v5i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051277038845952 |