A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439 |
Resumo: | O presente artigo aborda sobre as práticas pedagógicas oriundas da comunidade Quilombola a fim do reconhecimento da formação identitária dos descendentes Quilombolas. Em sendo assim, inquieta-se saber como as práticas pedagógicas estão sendo desenvolvidas na escola dessa comunidade para evidenciar o pertencimento identitário e cultural dos povos de sua comunidade? Metodologicamente discorre-se por meio de uma revisão de literatura, considerando autores como Candau (2005), Arroyo (2005), Moreira (2006), Word Ward (2002), Manoel Castell (2012) e outros autores que tem dialogado acerca do multiculturalismo como proposta de currículo e prática pedagógica, a favor da identidade e cultura dos sujeitos quilombolas. Ademais, através da entrevista semiestruturada com professores e alunos da escola campo de pesquisa, pôde-se inferir algumas impressões acerca da tríade teoria, observação e prática pedagógica conforme análise do discurso. Nesse sentido, pretendo contribuir para o debate em torno da prática pedagógica dos professores, da metodologia alternativa em prol da prática de ensino, a fim de respeitar a diversidade étnica da escola, bem como reconhecer a importância dos negros para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que a cultua e identidade dos povos afro-brasileiros sempre foi motivo de racismo, preconceito e discriminação. Destarte, esse trabalho foi de sobremaneira significativo para o reconhecimento identitário dos descendentes quilombolas, reconhecendo que os sujeitos dessa comunidade se sentem excluídos ainda hoje. Embora existam politicas públicas e ações afirmativas para a inserção social dos negros nos espaços sociais, sendo respeitadas suas culturas e identidades, mas ainda não favorece a todos. |
id |
UNEAL_ed8612874ba29c4a3ea74ccebe41babc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/439 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e culturalO presente artigo aborda sobre as práticas pedagógicas oriundas da comunidade Quilombola a fim do reconhecimento da formação identitária dos descendentes Quilombolas. Em sendo assim, inquieta-se saber como as práticas pedagógicas estão sendo desenvolvidas na escola dessa comunidade para evidenciar o pertencimento identitário e cultural dos povos de sua comunidade? Metodologicamente discorre-se por meio de uma revisão de literatura, considerando autores como Candau (2005), Arroyo (2005), Moreira (2006), Word Ward (2002), Manoel Castell (2012) e outros autores que tem dialogado acerca do multiculturalismo como proposta de currículo e prática pedagógica, a favor da identidade e cultura dos sujeitos quilombolas. Ademais, através da entrevista semiestruturada com professores e alunos da escola campo de pesquisa, pôde-se inferir algumas impressões acerca da tríade teoria, observação e prática pedagógica conforme análise do discurso. Nesse sentido, pretendo contribuir para o debate em torno da prática pedagógica dos professores, da metodologia alternativa em prol da prática de ensino, a fim de respeitar a diversidade étnica da escola, bem como reconhecer a importância dos negros para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que a cultua e identidade dos povos afro-brasileiros sempre foi motivo de racismo, preconceito e discriminação. Destarte, esse trabalho foi de sobremaneira significativo para o reconhecimento identitário dos descendentes quilombolas, reconhecendo que os sujeitos dessa comunidade se sentem excluídos ainda hoje. Embora existam politicas públicas e ações afirmativas para a inserção social dos negros nos espaços sociais, sendo respeitadas suas culturas e identidades, mas ainda não favorece a todos.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/43910.17648/diversitas-journal-v2i4.439Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 97-1182525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439/406https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439/738Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:53:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/439Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.423367Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
title |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
spellingShingle |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
title_full |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
title_fullStr |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
title_full_unstemmed |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
title_sort |
A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
O presente artigo aborda sobre as práticas pedagógicas oriundas da comunidade Quilombola a fim do reconhecimento da formação identitária dos descendentes Quilombolas. Em sendo assim, inquieta-se saber como as práticas pedagógicas estão sendo desenvolvidas na escola dessa comunidade para evidenciar o pertencimento identitário e cultural dos povos de sua comunidade? Metodologicamente discorre-se por meio de uma revisão de literatura, considerando autores como Candau (2005), Arroyo (2005), Moreira (2006), Word Ward (2002), Manoel Castell (2012) e outros autores que tem dialogado acerca do multiculturalismo como proposta de currículo e prática pedagógica, a favor da identidade e cultura dos sujeitos quilombolas. Ademais, através da entrevista semiestruturada com professores e alunos da escola campo de pesquisa, pôde-se inferir algumas impressões acerca da tríade teoria, observação e prática pedagógica conforme análise do discurso. Nesse sentido, pretendo contribuir para o debate em torno da prática pedagógica dos professores, da metodologia alternativa em prol da prática de ensino, a fim de respeitar a diversidade étnica da escola, bem como reconhecer a importância dos negros para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que a cultua e identidade dos povos afro-brasileiros sempre foi motivo de racismo, preconceito e discriminação. Destarte, esse trabalho foi de sobremaneira significativo para o reconhecimento identitário dos descendentes quilombolas, reconhecendo que os sujeitos dessa comunidade se sentem excluídos ainda hoje. Embora existam politicas públicas e ações afirmativas para a inserção social dos negros nos espaços sociais, sendo respeitadas suas culturas e identidades, mas ainda não favorece a todos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439 10.17648/diversitas-journal-v2i4.439 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i4.439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439/406 https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/439/738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 97-118 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275026628608 |