Formação identitária de docentes da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92369
Resumo: Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP. O problema da pesquisa se originou em função de nossa prática docente, das observações e dos diálogos com companheiros de trabalho, que revelavam a possível não identificação com as atividades profissionais. O objeto de estudo é a identidade profissional de docentes da Educação Infantil, especificamente dos professores que atuam com crianças pequenas de zero a três anos de idade, em instituições de cuidado e educação. Tal pesquisa teve como finalidade identificar o perfil profissional e identitário dos professores de Educação Infantil que atuam com crianças de zero a três anos, no município de São Paulo, em um Centro de Educação Infantil. Assim, estabelecemos como objetivos específicos investigar, analisar e discutir as concepções que os professores têm sobre a criança pequena, o trabalho docente e a instituição de educação infantil, bem como apreender elementos constitutivos da formação identitária docente. Para tanto, a metodologia empregada configurou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfico-estudo de um caso. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários semiestruturado e aberto, tabulação, categorização e análise dos dados obtidos por intermédio da Análise de Conteúdo. O referencial teórico utilizado abrange autores que estudam e discutem temas relacionados à educação, educação infantil, identidade e identidade profissional...
id UNSP_1a6274b40cff9e20f9661819c9861e22
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92369
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação identitária de docentes da Educação InfantilEducaçãoIdentity formationTeachers of early childhood educationCare and education institutionSmall childEsta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP. O problema da pesquisa se originou em função de nossa prática docente, das observações e dos diálogos com companheiros de trabalho, que revelavam a possível não identificação com as atividades profissionais. O objeto de estudo é a identidade profissional de docentes da Educação Infantil, especificamente dos professores que atuam com crianças pequenas de zero a três anos de idade, em instituições de cuidado e educação. Tal pesquisa teve como finalidade identificar o perfil profissional e identitário dos professores de Educação Infantil que atuam com crianças de zero a três anos, no município de São Paulo, em um Centro de Educação Infantil. Assim, estabelecemos como objetivos específicos investigar, analisar e discutir as concepções que os professores têm sobre a criança pequena, o trabalho docente e a instituição de educação infantil, bem como apreender elementos constitutivos da formação identitária docente. Para tanto, a metodologia empregada configurou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfico-estudo de um caso. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários semiestruturado e aberto, tabulação, categorização e análise dos dados obtidos por intermédio da Análise de Conteúdo. O referencial teórico utilizado abrange autores que estudam e discutem temas relacionados à educação, educação infantil, identidade e identidade profissional...This research links to the Line of Educational Research and Practice Teacher Training of the Program of Postgraduate in Education, Masters Course, of the Faculty of Science and Technology – campus of Presidente Prudente / SP. The problem was originated in the search function of our teaching practice, the observations and dialogues with fellow workers, which revealed the possible failure to identify with the professional activities. The object of study is the professional identity of teachers of early childhood education, specifically for teachers who work with small children from zero to three years, in institutions for care and education. This research was intended to identify the professional identity of teachers and of education who work with small children from zero to three years in the municipality of São Paulo, in a Children's Education Center. Thus, we investigate how specific objectives analyze and discuss the concepts that teachers have on the child, the teaching and the establishment of early childhood education and seize evidence of the teacher identity formation. Thus, the methodology used is set in a qualitative approach to research, the type-ethnographic study of a case. The methodological procedures were adopted literature, documentary research, application of questionnaires and semi-open, tabulation, analysis and categorization of data obtained through the Content Analysis... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2008-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f. : il.application/pdfTONINATO, Tatiane Dalpério. Formação identitária de docentes da Educação Infantil. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92369000583797toninato_td_me_prud.pdf33004129044P65013993328814888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação identitária de docentes da Educação Infantil
title Formação identitária de docentes da Educação Infantil
spellingShingle Formação identitária de docentes da Educação Infantil
Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]
Educação
Identity formation
Teachers of early childhood education
Care and education institution
Small child
title_short Formação identitária de docentes da Educação Infantil
title_full Formação identitária de docentes da Educação Infantil
title_fullStr Formação identitária de docentes da Educação Infantil
title_full_unstemmed Formação identitária de docentes da Educação Infantil
title_sort Formação identitária de docentes da Educação Infantil
author Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]
author_facet Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toninato, Tatiane Dalpério [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identity formation
Teachers of early childhood education
Care and education institution
Small child
topic Educação
Identity formation
Teachers of early childhood education
Care and education institution
Small child
description Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP. O problema da pesquisa se originou em função de nossa prática docente, das observações e dos diálogos com companheiros de trabalho, que revelavam a possível não identificação com as atividades profissionais. O objeto de estudo é a identidade profissional de docentes da Educação Infantil, especificamente dos professores que atuam com crianças pequenas de zero a três anos de idade, em instituições de cuidado e educação. Tal pesquisa teve como finalidade identificar o perfil profissional e identitário dos professores de Educação Infantil que atuam com crianças de zero a três anos, no município de São Paulo, em um Centro de Educação Infantil. Assim, estabelecemos como objetivos específicos investigar, analisar e discutir as concepções que os professores têm sobre a criança pequena, o trabalho docente e a instituição de educação infantil, bem como apreender elementos constitutivos da formação identitária docente. Para tanto, a metodologia empregada configurou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfico-estudo de um caso. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários semiestruturado e aberto, tabulação, categorização e análise dos dados obtidos por intermédio da Análise de Conteúdo. O referencial teórico utilizado abrange autores que estudam e discutem temas relacionados à educação, educação infantil, identidade e identidade profissional...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINATO, Tatiane Dalpério. Formação identitária de docentes da Educação Infantil. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92369
000583797
toninato_td_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
identifier_str_mv TONINATO, Tatiane Dalpério. Formação identitária de docentes da Educação Infantil. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000583797
toninato_td_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
url http://hdl.handle.net/11449/92369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649785131958272