Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério da Costa Correia , Ideginaldo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Missyelle Bras de Oliveira, Bruna, de Almeida Araújo, Cleyton, Oliveira Lima, Deneson, da Silva Santos, Edilene, Maria Dias de Lima, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/781
Resumo: A bovinocultura de leite desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da humanidade. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar as condições socioeconômicas da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras – AL (Agroelite). A associação é composta por trinta e três produtores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando dados secundários originados do projeto “Balde Cheio” em atendimento aos produtores de bovinos de leite, no período de janeiro a março de 2015. Um fator interessante é que todos os entrevistados possuem mais de dez anos de experiência na atividade. O manejo sanitário demonstrou um ponto negativo nas propriedades devido os animais não serem submetidos a vacinação de algumas enfermidades. Outro fator interessante é que100% dos produtores não usam a caatinga, ou seja, o pasto nativo em períodos de estiagem. Um ponto importante é a falta de aplicação das biotécnicas relacionadas a reprodução dos animais. 
id UNEAL_edb7455c45aeb58b2b53d6e74a6c005e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/781
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)A bovinocultura de leite desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da humanidade. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar as condições socioeconômicas da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras – AL (Agroelite). A associação é composta por trinta e três produtores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando dados secundários originados do projeto “Balde Cheio” em atendimento aos produtores de bovinos de leite, no período de janeiro a março de 2015. Um fator interessante é que todos os entrevistados possuem mais de dez anos de experiência na atividade. O manejo sanitário demonstrou um ponto negativo nas propriedades devido os animais não serem submetidos a vacinação de algumas enfermidades. Outro fator interessante é que100% dos produtores não usam a caatinga, ou seja, o pasto nativo em períodos de estiagem. Um ponto importante é a falta de aplicação das biotécnicas relacionadas a reprodução dos animais. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/78110.17648/diversitas-journal-v4i2.781Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 332-3412525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/781/787Copyright (c) 2019 Ideginaldo Rogério da Costa Correia , Bruna Missyelle Bras de Oliveira, Cleyton de Almeida Araújo, Deneson Oliveira Lima, Edilene da Silva Santos, Conceição Maria Dias de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRogério da Costa Correia , Ideginaldo Missyelle Bras de Oliveira, Bruna de Almeida Araújo, Cleyton Oliveira Lima, Deneson da Silva Santos, EdileneMaria Dias de Lima, Conceição2021-08-19T19:50:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/781Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:56.632262Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
title Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
spellingShingle Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
Rogério da Costa Correia , Ideginaldo
title_short Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
title_full Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
title_fullStr Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
title_full_unstemmed Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
title_sort Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras - AL (Agroleite)
author Rogério da Costa Correia , Ideginaldo
author_facet Rogério da Costa Correia , Ideginaldo
Missyelle Bras de Oliveira, Bruna
de Almeida Araújo, Cleyton
Oliveira Lima, Deneson
da Silva Santos, Edilene
Maria Dias de Lima, Conceição
author_role author
author2 Missyelle Bras de Oliveira, Bruna
de Almeida Araújo, Cleyton
Oliveira Lima, Deneson
da Silva Santos, Edilene
Maria Dias de Lima, Conceição
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogério da Costa Correia , Ideginaldo
Missyelle Bras de Oliveira, Bruna
de Almeida Araújo, Cleyton
Oliveira Lima, Deneson
da Silva Santos, Edilene
Maria Dias de Lima, Conceição
description A bovinocultura de leite desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da humanidade. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar as condições socioeconômicas da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras – AL (Agroelite). A associação é composta por trinta e três produtores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando dados secundários originados do projeto “Balde Cheio” em atendimento aos produtores de bovinos de leite, no período de janeiro a março de 2015. Um fator interessante é que todos os entrevistados possuem mais de dez anos de experiência na atividade. O manejo sanitário demonstrou um ponto negativo nas propriedades devido os animais não serem submetidos a vacinação de algumas enfermidades. Outro fator interessante é que100% dos produtores não usam a caatinga, ou seja, o pasto nativo em períodos de estiagem. Um ponto importante é a falta de aplicação das biotécnicas relacionadas a reprodução dos animais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/781
10.17648/diversitas-journal-v4i2.781
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/781
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/781/787
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 332-341
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276035358720