Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730 |
Resumo: | RESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural. |
id |
UNEAL_ee95d8b245902c13db46f9659303c8e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/730 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RSRESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/73010.17648/diversitas-journal-v4i1.730Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 190-2022525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730/718Copyright (c) 2019 Ivanio Folmer, Ane Carine Meurer, Gabriella Eldereti Machado, Mirieli da Silva Fontoura, Ana Margarida Piani Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFolmer, IvanioMeurer, Ane CarineMachado, Gabriella ElderetiFontoura, Mirieli da SilvaFerreira, Ana Margarida Piani2021-08-19T19:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/730Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.966043Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
title |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
spellingShingle |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS Folmer, Ivanio |
title_short |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
title_full |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
title_fullStr |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
title_sort |
Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS |
author |
Folmer, Ivanio |
author_facet |
Folmer, Ivanio Meurer, Ane Carine Machado, Gabriella Eldereti Fontoura, Mirieli da Silva Ferreira, Ana Margarida Piani |
author_role |
author |
author2 |
Meurer, Ane Carine Machado, Gabriella Eldereti Fontoura, Mirieli da Silva Ferreira, Ana Margarida Piani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folmer, Ivanio Meurer, Ane Carine Machado, Gabriella Eldereti Fontoura, Mirieli da Silva Ferreira, Ana Margarida Piani |
description |
RESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730 10.17648/diversitas-journal-v4i1.730 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v4i1.730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730/718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 190-202 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v4i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275704008704 |