Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folmer, Ivanio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meurer, Ane Carine, Machado, Gabriella Eldereti, Fontoura, Mirieli da Silva, Ferreira, Ana Margarida Piani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730
Resumo: RESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.
id UNEAL_ee95d8b245902c13db46f9659303c8e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/730
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RSRESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/73010.17648/diversitas-journal-v4i1.730Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 190-2022525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730/718Copyright (c) 2019 Ivanio Folmer, Ane Carine Meurer, Gabriella Eldereti Machado, Mirieli da Silva Fontoura, Ana Margarida Piani Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFolmer, IvanioMeurer, Ane CarineMachado, Gabriella ElderetiFontoura, Mirieli da SilvaFerreira, Ana Margarida Piani2021-08-19T19:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/730Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.966043Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
title Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
spellingShingle Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
Folmer, Ivanio
title_short Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
title_full Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
title_fullStr Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
title_full_unstemmed Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
title_sort Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS
author Folmer, Ivanio
author_facet Folmer, Ivanio
Meurer, Ane Carine
Machado, Gabriella Eldereti
Fontoura, Mirieli da Silva
Ferreira, Ana Margarida Piani
author_role author
author2 Meurer, Ane Carine
Machado, Gabriella Eldereti
Fontoura, Mirieli da Silva
Ferreira, Ana Margarida Piani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folmer, Ivanio
Meurer, Ane Carine
Machado, Gabriella Eldereti
Fontoura, Mirieli da Silva
Ferreira, Ana Margarida Piani
description RESUMO Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente. Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730
10.17648/diversitas-journal-v4i1.730
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i1.730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/730/718
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 190-202
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275704008704