Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joao Manoel da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lins, Anne Ewillyn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877
Resumo: ABSTRACT: The objective of this research was to analyze how science and biology teachers from public schools perceive Scientific Literacy in order of their teaching practices. The study was characterized as a qualitative and quantitative exploratory research. To this end, a structured questionnaire was used, which was applied virtually to Science and Biology teachers from the public school system. Thus, after data collection and analysis, it was possible to observe that part of the teachers who participated in the study do not epistemologically understand the difference between literacy and literacy (8,33%). In addition, the data reveal that although teachers understand the importance of scientific tools and that they add up to literacy, they still lack public policies to promote science and technology in basic education. KEYWORDS: Teaching practice; Teaching; Teaching methodologies.
id UNEAL_f5ebbb01883374924af2805f95a29c3d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1877
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensinoABSTRACT: The objective of this research was to analyze how science and biology teachers from public schools perceive Scientific Literacy in order of their teaching practices. The study was characterized as a qualitative and quantitative exploratory research. To this end, a structured questionnaire was used, which was applied virtually to Science and Biology teachers from the public school system. Thus, after data collection and analysis, it was possible to observe that part of the teachers who participated in the study do not epistemologically understand the difference between literacy and literacy (8,33%). In addition, the data reveal that although teachers understand the importance of scientific tools and that they add up to literacy, they still lack public policies to promote science and technology in basic education. KEYWORDS: Teaching practice; Teaching; Teaching methodologies.RESUMO: Objetivou-se por meio dessa pesquisa analisar como professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino percebem o Letramento Científico em ordem de suas práticas docentes. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória de caráter quali-quantitativo. Para tanto, foi utilizado questionário estruturado, o qual foi aplicado virtualmente junto a professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino. Assim, após coleta e análise dos dados, foi possível observar que parte dos docentes que participaram do estudo (8,33%) não compreendem epistemologicamente a diferença entre letramento e alfabetização. Ademais, os dados revelam que embora os professores compreendam a importância das ferramentas científicas e que estas são somadoras ao letramento, ainda carecem de política públicas de fomento à ciência e tecnologia na educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Prática docente; Ensino; Metodologias de ensino.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/187710.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877Diversitas Journal; v. 6 n. 3 (2021): A cultura e o turismo de mãos dadas com o desenvolvimento territorial; 3535-35522525-521510.48017/Diversitas_Journal-v6i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877/1475Copyright (c) 2021 Joao Manoel da Silva, Anne Ewillyn Linshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joao Manoel daLins, Anne Ewillyn2021-08-20T02:07:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1877Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:24.302584Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
title Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
spellingShingle Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
Silva, Joao Manoel da
title_short Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
title_full Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
title_fullStr Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
title_full_unstemmed Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
title_sort Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino
author Silva, Joao Manoel da
author_facet Silva, Joao Manoel da
Lins, Anne Ewillyn
author_role author
author2 Lins, Anne Ewillyn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joao Manoel da
Lins, Anne Ewillyn
description ABSTRACT: The objective of this research was to analyze how science and biology teachers from public schools perceive Scientific Literacy in order of their teaching practices. The study was characterized as a qualitative and quantitative exploratory research. To this end, a structured questionnaire was used, which was applied virtually to Science and Biology teachers from the public school system. Thus, after data collection and analysis, it was possible to observe that part of the teachers who participated in the study do not epistemologically understand the difference between literacy and literacy (8,33%). In addition, the data reveal that although teachers understand the importance of scientific tools and that they add up to literacy, they still lack public policies to promote science and technology in basic education. KEYWORDS: Teaching practice; Teaching; Teaching methodologies.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877
10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877
identifier_str_mv 10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877/1475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Joao Manoel da Silva, Anne Ewillyn Lins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Joao Manoel da Silva, Anne Ewillyn Lins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 6 n. 3 (2021): A cultura e o turismo de mãos dadas com o desenvolvimento territorial; 3535-3552
2525-5215
10.48017/Diversitas_Journal-v6i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051278716567552