EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilma dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Maria Aliete Bezerra Lima, Albuquerque, Kênia Almeida Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/4089
Resumo: Alelopatia é a capacidade que uma planta tem de inibir ou estimular a germinação ou desenvolvimento de outras espécies por meio de compostos químicos liberados no ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito alelopático de extratos de folhas de craibeira (Tabebuia aurea) sobre a germinação da alface (Lactuca sativa), visando à utilização dessa árvore em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga. Extratos aquosos foram preparados nas concentrações de 25, 50, 75 e 100%, e caracterizados quanto ao pH. Como controle utilizou-se a água destilada (0%). Os testes foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições de 25 sementes, sendo estas distribuídas em caixas gerbox, forradas com duas folhas de papel germitest e umedecidas com 5 mL de extrato, nas diferentes concentrações. No germinador os aquênios foram submetidos a uma temperatura de 25 ºC, usando um fotoperíodo de 12 horas. A partir de 48 horas iniciou-se a germinação. Os resultados dos testes de germinação foram submetidos à ANOVA e a comparação das médias foi feita pelo teste de Tukey (p ≤ 0.05). Para a germinação foram avaliados a porcentagem de germinação, a velocidade de germinação e o índice de velocidade de germinação. Constatou-se que os extratos de folhas frescas de Tabebuia aurea não reduziram a porcentagem de germinação, porém houve alteração no vigor. Já os extratos de folhas secas de T. aurea afetaram negativamente todas as variáveis analisadas. Os resultados indicam um efeito alelopático de T. aurea, sendo que a mesma deve ser utilizada de maneira cautelosa em projetos de recuperação de áreas degradadas.
id UNEB-1_d8d08db1e2e7b98905435809d693cc45
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4089
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.Recuperação de áreas degradadasCraibeiraAlelopatia.Alelopatia é a capacidade que uma planta tem de inibir ou estimular a germinação ou desenvolvimento de outras espécies por meio de compostos químicos liberados no ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito alelopático de extratos de folhas de craibeira (Tabebuia aurea) sobre a germinação da alface (Lactuca sativa), visando à utilização dessa árvore em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga. Extratos aquosos foram preparados nas concentrações de 25, 50, 75 e 100%, e caracterizados quanto ao pH. Como controle utilizou-se a água destilada (0%). Os testes foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições de 25 sementes, sendo estas distribuídas em caixas gerbox, forradas com duas folhas de papel germitest e umedecidas com 5 mL de extrato, nas diferentes concentrações. No germinador os aquênios foram submetidos a uma temperatura de 25 ºC, usando um fotoperíodo de 12 horas. A partir de 48 horas iniciou-se a germinação. Os resultados dos testes de germinação foram submetidos à ANOVA e a comparação das médias foi feita pelo teste de Tukey (p ≤ 0.05). Para a germinação foram avaliados a porcentagem de germinação, a velocidade de germinação e o índice de velocidade de germinação. Constatou-se que os extratos de folhas frescas de Tabebuia aurea não reduziram a porcentagem de germinação, porém houve alteração no vigor. Já os extratos de folhas secas de T. aurea afetaram negativamente todas as variáveis analisadas. Os resultados indicam um efeito alelopático de T. aurea, sendo que a mesma deve ser utilizada de maneira cautelosa em projetos de recuperação de áreas degradadas.Universidade do Estado da Bahia - UNEB2019-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/408910.29327/ouricuri.v8.i2.a2Ouricuri Magazine; Vol. 8 No. 2 (2018); 010-025Revista Ouricuri; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 010-025Ouricuri Magazine; Vol. 8 No. 2 (2018); 010-025Revista Ouricuri; v. 8 n. 2 (2018); 010-0252317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/4089/4878Copyright (c) 2019 Revista Ouricuriinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edilma dos SantosMachado, Maria Aliete Bezerra LimaAlbuquerque, Kênia Almeida Diniz2022-11-22T17:33:55Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4089Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2022-11-22T17:33:55Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
title EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
spellingShingle EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
Silva, Edilma dos Santos
Recuperação de áreas degradadas
Craibeira
Alelopatia.
title_short EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
title_full EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
title_fullStr EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
title_full_unstemmed EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
title_sort EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE Tabebuia aurea (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK F. EX S. MOORE SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Lactuca sativa L.
author Silva, Edilma dos Santos
author_facet Silva, Edilma dos Santos
Machado, Maria Aliete Bezerra Lima
Albuquerque, Kênia Almeida Diniz
author_role author
author2 Machado, Maria Aliete Bezerra Lima
Albuquerque, Kênia Almeida Diniz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edilma dos Santos
Machado, Maria Aliete Bezerra Lima
Albuquerque, Kênia Almeida Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Recuperação de áreas degradadas
Craibeira
Alelopatia.
topic Recuperação de áreas degradadas
Craibeira
Alelopatia.
description Alelopatia é a capacidade que uma planta tem de inibir ou estimular a germinação ou desenvolvimento de outras espécies por meio de compostos químicos liberados no ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito alelopático de extratos de folhas de craibeira (Tabebuia aurea) sobre a germinação da alface (Lactuca sativa), visando à utilização dessa árvore em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga. Extratos aquosos foram preparados nas concentrações de 25, 50, 75 e 100%, e caracterizados quanto ao pH. Como controle utilizou-se a água destilada (0%). Os testes foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições de 25 sementes, sendo estas distribuídas em caixas gerbox, forradas com duas folhas de papel germitest e umedecidas com 5 mL de extrato, nas diferentes concentrações. No germinador os aquênios foram submetidos a uma temperatura de 25 ºC, usando um fotoperíodo de 12 horas. A partir de 48 horas iniciou-se a germinação. Os resultados dos testes de germinação foram submetidos à ANOVA e a comparação das médias foi feita pelo teste de Tukey (p ≤ 0.05). Para a germinação foram avaliados a porcentagem de germinação, a velocidade de germinação e o índice de velocidade de germinação. Constatou-se que os extratos de folhas frescas de Tabebuia aurea não reduziram a porcentagem de germinação, porém houve alteração no vigor. Já os extratos de folhas secas de T. aurea afetaram negativamente todas as variáveis analisadas. Os resultados indicam um efeito alelopático de T. aurea, sendo que a mesma deve ser utilizada de maneira cautelosa em projetos de recuperação de áreas degradadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/4089
10.29327/ouricuri.v8.i2.a2
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/4089
identifier_str_mv 10.29327/ouricuri.v8.i2.a2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/4089/4878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Ouricuri Magazine; Vol. 8 No. 2 (2018); 010-025
Revista Ouricuri; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 010-025
Ouricuri Magazine; Vol. 8 No. 2 (2018); 010-025
Revista Ouricuri; v. 8 n. 2 (2018); 010-025
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1809209582142095360