MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Prof Jerônimo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277
Resumo: A presente pesquisa visa relacionar a participação política das pescadoras de Belo Jardim, localizado no agreste de Pernambuco, na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local. Considerando que a pesca artesanal tem peculiaridades quando exercida tradicionalmente por homens, a análise aqui, se destina, principalmente, apresentar a desvalorização política das pescadoras filiadas à colônia. Tomando como estudo de caso a colônia de pescadores/as de Belo Jardim, a pesquisa buscou refletir sobre o nível de participação dessas pescadoras na construção de políticas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira. Observa-se que em várias situações, as mulheres pescadoras se fazem presentes nas reuniões da colônia, porém suas escolhas não são respeitadas e nem reconhecidas dentro dos espaços de decisão. A desvalorização dos seus trabalhos e a falta de reconhecimento social pelos seus pares inviabiliza a atuação política feminina nos espaços democráticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os procedimentos metodológicos, da observação direta, análise documental, roteiro de entrevistas semiestruturada com os representantes da colônia e trabalhadores e trabalhadoras de pesca artesanal. Através dos resultados verificamos que não houve uma participação efetiva das pescadoras na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira em análise.
id UNEB-1_e4d35e6c28d5059a0d6f96ebcd0a189c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2277
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.ParticipaçãoPolíticas PúblicasDesenvolvimento LocalMulher e Pesca Artesanal.A presente pesquisa visa relacionar a participação política das pescadoras de Belo Jardim, localizado no agreste de Pernambuco, na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local. Considerando que a pesca artesanal tem peculiaridades quando exercida tradicionalmente por homens, a análise aqui, se destina, principalmente, apresentar a desvalorização política das pescadoras filiadas à colônia. Tomando como estudo de caso a colônia de pescadores/as de Belo Jardim, a pesquisa buscou refletir sobre o nível de participação dessas pescadoras na construção de políticas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira. Observa-se que em várias situações, as mulheres pescadoras se fazem presentes nas reuniões da colônia, porém suas escolhas não são respeitadas e nem reconhecidas dentro dos espaços de decisão. A desvalorização dos seus trabalhos e a falta de reconhecimento social pelos seus pares inviabiliza a atuação política feminina nos espaços democráticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os procedimentos metodológicos, da observação direta, análise documental, roteiro de entrevistas semiestruturada com os representantes da colônia e trabalhadores e trabalhadoras de pesca artesanal. Através dos resultados verificamos que não houve uma participação efetiva das pescadoras na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira em análise.Universidade do Estado da Bahia - UNEB2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277Revista Ouricuri; v. 6 n. 1 (2016); 014-0262317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277/1876Copyright (c) 2016 Revista Ouricuriinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Prof Jerônimo2019-06-07T20:30:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2277Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricurihttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2019-06-07T20:30:04Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
title MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
spellingShingle MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
Santos, Prof Jerônimo
Participação
Políticas Públicas
Desenvolvimento Local
Mulher e Pesca Artesanal.
title_short MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
title_full MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
title_fullStr MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
title_full_unstemmed MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
title_sort MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.
author Santos, Prof Jerônimo
author_facet Santos, Prof Jerônimo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Prof Jerônimo
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Políticas Públicas
Desenvolvimento Local
Mulher e Pesca Artesanal.
topic Participação
Políticas Públicas
Desenvolvimento Local
Mulher e Pesca Artesanal.
description A presente pesquisa visa relacionar a participação política das pescadoras de Belo Jardim, localizado no agreste de Pernambuco, na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local. Considerando que a pesca artesanal tem peculiaridades quando exercida tradicionalmente por homens, a análise aqui, se destina, principalmente, apresentar a desvalorização política das pescadoras filiadas à colônia. Tomando como estudo de caso a colônia de pescadores/as de Belo Jardim, a pesquisa buscou refletir sobre o nível de participação dessas pescadoras na construção de políticas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira. Observa-se que em várias situações, as mulheres pescadoras se fazem presentes nas reuniões da colônia, porém suas escolhas não são respeitadas e nem reconhecidas dentro dos espaços de decisão. A desvalorização dos seus trabalhos e a falta de reconhecimento social pelos seus pares inviabiliza a atuação política feminina nos espaços democráticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os procedimentos metodológicos, da observação direta, análise documental, roteiro de entrevistas semiestruturada com os representantes da colônia e trabalhadores e trabalhadoras de pesca artesanal. Através dos resultados verificamos que não houve uma participação efetiva das pescadoras na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira em análise.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277/1876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ouricuri
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ouricuri
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ouricuri; v. 6 n. 1 (2016); 014-026
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1800210976991084544