Currículos, sexualidades e professoralidades: espaços de disputa da diferença
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9831 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que intenta discutir como os docentes da Educação Básica das redes Municipal e Estadual de uma cidade no interior da Bahia agenciam subjetividades nas negociações curriculares diante de performatividades que envolvem corpo, gênero e sexualidades. O conceito de diferença ou différance derridiano atravessa a perspectiva de currículo como lugar de enunciação e negociação, ou seja, o currículo é pensado num campo discursivo. A discussão de sexualidades e gênero como performatividade bluteriana é acionada na compreensão das professoralidades dos sujeitos da pesquisa. Para a produção de dados e informações desta pesquisa, foi utilizado o Grupo de Experiência, que é um dispositivo metodológico de compartilhamento de experiências formativas, acionadas por obras artísticas, disponibilizadas pelas pesquisadoras. A análise das narrativas foi norteada pelas hermenêuticas filosóficas gadameriana, com a intenção de seguir as pistas interpretativas que construíram os cenários da pesquisa. Como resultado da pesquisa, compreendeu-se como das narrativas dos docentes emergem as suas negociações com os atravessamentos no currículo das questões de corpo, gênero e sexualidades. Tais disputas curriculares, sempre políticas, possibilitam fugas e rasuras que movimentam os habitantes da escola de modo que o currículo burocratizado e prescritivo é desestabilizado e, por consequência, produz outros arranjos, outras sociabilidades. |
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Currículos, sexualidades e professoralidades: espaços de disputa da diferençaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que intenta discutir como os docentes da Educação Básica das redes Municipal e Estadual de uma cidade no interior da Bahia agenciam subjetividades nas negociações curriculares diante de performatividades que envolvem corpo, gênero e sexualidades. O conceito de diferença ou différance derridiano atravessa a perspectiva de currículo como lugar de enunciação e negociação, ou seja, o currículo é pensado num campo discursivo. A discussão de sexualidades e gênero como performatividade bluteriana é acionada na compreensão das professoralidades dos sujeitos da pesquisa. Para a produção de dados e informações desta pesquisa, foi utilizado o Grupo de Experiência, que é um dispositivo metodológico de compartilhamento de experiências formativas, acionadas por obras artísticas, disponibilizadas pelas pesquisadoras. A análise das narrativas foi norteada pelas hermenêuticas filosóficas gadameriana, com a intenção de seguir as pistas interpretativas que construíram os cenários da pesquisa. Como resultado da pesquisa, compreendeu-se como das narrativas dos docentes emergem as suas negociações com os atravessamentos no currículo das questões de corpo, gênero e sexualidades. Tais disputas curriculares, sempre políticas, possibilitam fugas e rasuras que movimentam os habitantes da escola de modo que o currículo burocratizado e prescritivo é desestabilizado e, por consequência, produz outros arranjos, outras sociabilidades.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9831Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 112-125reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9831/6902Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos de Oliveira, Maria Goretti Vieira de Jesus, Rosane Meire 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9831Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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