O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzobon, Maria Margarete
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659
Resumo: Este artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà  da profissãoà  professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio.
id PUC_GO-4_9d8cd297579ef6579acfb6828982067f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/659
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O Habitus Professoral e o Campo LingüísticoEste artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà  da profissãoà  professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio.EDITORA DA PUC GOIÁS2009-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65910.18224/educ.v11i1.659Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 1 (2008); 61-831983-77711415-049210.18224/educ.v11i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659/511Pozzobon, Maria Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-25T14:43:23ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
title O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
spellingShingle O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
Pozzobon, Maria Margarete
title_short O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
title_full O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
title_fullStr O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
title_full_unstemmed O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
title_sort O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
author Pozzobon, Maria Margarete
author_facet Pozzobon, Maria Margarete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzobon, Maria Margarete
description Este artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà  da profissãoà  professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659
10.18224/educ.v11i1.659
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659
identifier_str_mv 10.18224/educ.v11i1.659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659/511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 1 (2008); 61-83
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v11i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661420380160