Disciplinas de Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura: potencialidades e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5702 |
Resumo: | As diferentes formas de inserção da Educação Ambiental nos currículos dos cursos de formação docente expressam avanços e desafios à entrada de novos campos de conhecimentos. Nestes cursos, a Educação Ambiental se apresenta predominantemente como disciplina, refletindo a organização curricular disciplinar presente na maioria dos currículos. No entanto, há um tensionamento entre pesquisadores/pesquisadoras e docentes que atuam no campo, quanto aos riscos e possibilidades da oferta de disciplinas de Educação Ambiental. Visando contribuir com o diálogo a esse respeito, o presente artigo tem por objetivo discutir acerca das potencialidades e desafios referentes à inserção da Educação Ambiental, como disciplina específica, em contextos curriculares, dos cursos de licenciatura. Os resultados da pesquisa demonstram que a disciplina específica tem sido a estratégia mais favorável para conquista do seu espaçotempo, em currículos eminentemente disciplinares. Ela garante minimamente possibilidades formativas, bem como contribui para tensionar mudanças curriculares no que tange aspectos teóricos e metodológicos, em prol de abordagens integradas e contínuas de novos campos de conhecimento. Dentre os principais desafios estão a posição periférica no currículo expressa na carga horária e na localização temporal, o risco da mesma se tornar o único espaço formativo, em especial quando esta é ofertada na modalidade optativa e a abordagem instrumental, quando concebida com o propósito de atender um dispositivo legal e mercadológico. |
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