MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM GOIÁS NO CENTRO MEMÓRIA VIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2133 |
Resumo: | O presente artigo traz reflexões com foco em algumas pesquisas do Centro Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste (CMV). A gênese do referidoCentro foi o Museu Virtual da Educação em Goiás, organizado em 2002, a partir do projeto de pesquisa “Infovias e Educação”. O CMV possui o cadastro de uma pesquisa concluída sobre o Movimento de Educação de Base em Goiás (MEB-GO), explicitada neste texto, além de outras em andamento que têm relação com a educação de jovens e adultos trabalhadores. Essas pesquisas são realizadas na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, na Secretaria de Estado da Educação de Goiás, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano, e conta com recursos advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). As pesquisas bibliográficas e documentais marcaram o início do trabalho no CMV e tomou como aporte teórico as leituras de Brandão (2008); Fávero (2006); Paiva (2003); Wanderley (1984); Rodrigues (2008), entre outros. A referência da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) contribuiu para a organização das pesquisas, posteriormente disponibilizadas ao público. Os processos inerentes à pesquisa documental e histórica, bem como à memória individual, foram realizados a partir dos autores: Bosi (1994), Esquinansi (2012), Halbwachs (2006), Gandon (2001), Le Goff (2003) e Ricoeur (2007), Alberti (2004), Ciavatta (2009), que contribuíram para a compreensão da história oral na constituição da memória coletiva. |
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