ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: desafios para a plena inserção nas práticas sociais de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3093
Resumo: Apresentam-se os resultados de uma pesquisa com jovens, adultos e idosos de um município do interior da Bahia, que teve como propósito investigar o nível de letramento destes sujeitos, a fim de compreender a influência da escolarização para a plena participação nas práticas sociais de leitura e escrita. Para fundamentação, optou-se principalmente pelos estudos de Freire (1980, 1992, 2001), Soares (2002, 2003, 2004), Ribeiro (2003, 2011), Frago (1993), Tfouni (2005), Andrade (2011), dentre outros que discutem a problemática da alfabetização, no país, em uma perspectiva ampla. A pesquisa empírica tomou como referência a metodologia utilizada pelo Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Ação Educativa e o Ibope para obtenção do Inaf e os sujeitos envolvidos foram trinta e um jovens, adultos e idosos, com faixa etária compreendida entre dezesseis e sessenta e quatro anos, com diferentes níveis de escolaridade. Como resultados, a pesquisa demonstrou que alguns fatores são relevantes para a definição do nível de letramento dos sujeitos e a escolaridade é o principal deles, porém ainda apresenta muitas limitações para a conquista do seu pleno domínio, necessitando um maior tempo na escola. Além disso, os dados revelam a urgência do avanço nas práticas para fortalecer as habilidades da leitura e da escrita não apenas na alfabetização inicial, mas em todas as etapas da educação básica, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos
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