Políticas públicas de educação prisional no Brasil: currículo e orientações internacionais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5697 |
Resumo: | O trabalho objetiva discutir concepções, definições e classificações de currículo, tendo em vista a esfera particular da educação prisional, compreendendo esta última como parte integrante do campo educacional. Para tal, realiza uma revisão sobre as teorias de currículo. Apresenta-se de forma sumária, a característica do perfil majoritário da população encarcerada no Brasil, com base em Relatórios do INFOPEN, com destaque para aspectos como origem de classe, escolaridade, gênero, naturalidade e faixa etária, a fim de contextualizar o cenário em que se desenvolve a educação prisional brasileira. Posteriormente, são analisadas as políticas educacionais e os marcos legais que instituem a educação em espaços de privação de liberdade nos últimos anos, estabelecendo-se um breve quadro comparativo com proposições oriundas de organismos internacionais que buscam orientar as políticas para educação prisional, como a RedLECE (Rede Latino Americana de Educação em Prisões) ou que também tem nesse modelo educacional uma área de atuação como o Euro-Social. Fundamentam teoricamente a análise autores como: Silva, Wacquant, Julião, Hora e Gomes, Alvisi e Zan dentre outros. |
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Políticas públicas de educação prisional no Brasil: currículo e orientações internacionaisO trabalho objetiva discutir concepções, definições e classificações de currículo, tendo em vista a esfera particular da educação prisional, compreendendo esta última como parte integrante do campo educacional. Para tal, realiza uma revisão sobre as teorias de currículo. Apresenta-se de forma sumária, a característica do perfil majoritário da população encarcerada no Brasil, com base em Relatórios do INFOPEN, com destaque para aspectos como origem de classe, escolaridade, gênero, naturalidade e faixa etária, a fim de contextualizar o cenário em que se desenvolve a educação prisional brasileira. Posteriormente, são analisadas as políticas educacionais e os marcos legais que instituem a educação em espaços de privação de liberdade nos últimos anos, estabelecendo-se um breve quadro comparativo com proposições oriundas de organismos internacionais que buscam orientar as políticas para educação prisional, como a RedLECE (Rede Latino Americana de Educação em Prisões) ou que também tem nesse modelo educacional uma área de atuação como o Euro-Social. Fundamentam teoricamente a análise autores como: Silva, Wacquant, Julião, Hora e Gomes, Alvisi e Zan dentre outros.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5697Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 77-101reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5697/3638Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Gabriel SantosMasson, Máximo Augusto Campos2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5697Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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