Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Giovana Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705
Resumo: O artigo destaca a ausência de discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, e analisa a concepção de alfabetização, proposta no referido documento, que reduz a aprendizagem da leitura e da escrita ao domínio de uma técnica de transcodificação linguística. Na tentativa de compreender as implicações da concepção de alfabetização proposta pela BNCC na formação de jovens e adultos, o texto propõe uma reflexão sobre três aspectos intrinsicamente relacionados. O primeiro refere-se à dicotomia gerada pelo uso dos termos alfabetização e letramento para definir um único processo e seu impacto nas práticas pedagógicas. O segundo desdobra-se do primeiro e discute as consequências da compreensão da escrita como um código e não como um sistema de representação. O terceiro trata das relações entre oralidade e escrita e analisa a ênfase na consciência fonológica como condição prévia para aprender a ler e a escrever. Destaca ainda o fato da BNCC desprezar a teoria psicogenética e suas implicações para alunos e professores. Por fim, defende que a escrita é um objeto cultural complexo e que sua apropriação pressupõe o reconhecimento de jovens e adultos como sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura.
id UNEB-2_b5a1ae3260134712685fd0e819655bd2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5705
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCCO artigo destaca a ausência de discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, e analisa a concepção de alfabetização, proposta no referido documento, que reduz a aprendizagem da leitura e da escrita ao domínio de uma técnica de transcodificação linguística. Na tentativa de compreender as implicações da concepção de alfabetização proposta pela BNCC na formação de jovens e adultos, o texto propõe uma reflexão sobre três aspectos intrinsicamente relacionados. O primeiro refere-se à dicotomia gerada pelo uso dos termos alfabetização e letramento para definir um único processo e seu impacto nas práticas pedagógicas. O segundo desdobra-se do primeiro e discute as consequências da compreensão da escrita como um código e não como um sistema de representação. O terceiro trata das relações entre oralidade e escrita e analisa a ênfase na consciência fonológica como condição prévia para aprender a ler e a escrever. Destaca ainda o fato da BNCC desprezar a teoria psicogenética e suas implicações para alunos e professores. Por fim, defende que a escrita é um objeto cultural complexo e que sua apropriação pressupõe o reconhecimento de jovens e adultos como sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 212-222reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705/3646Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessZen, Giovana Cristina2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5705Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
title Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
spellingShingle Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
Zen, Giovana Cristina
title_short Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
title_full Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
title_fullStr Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
title_full_unstemmed Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
title_sort Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC
author Zen, Giovana Cristina
author_facet Zen, Giovana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Giovana Cristina
description O artigo destaca a ausência de discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, e analisa a concepção de alfabetização, proposta no referido documento, que reduz a aprendizagem da leitura e da escrita ao domínio de uma técnica de transcodificação linguística. Na tentativa de compreender as implicações da concepção de alfabetização proposta pela BNCC na formação de jovens e adultos, o texto propõe uma reflexão sobre três aspectos intrinsicamente relacionados. O primeiro refere-se à dicotomia gerada pelo uso dos termos alfabetização e letramento para definir um único processo e seu impacto nas práticas pedagógicas. O segundo desdobra-se do primeiro e discute as consequências da compreensão da escrita como um código e não como um sistema de representação. O terceiro trata das relações entre oralidade e escrita e analisa a ênfase na consciência fonológica como condição prévia para aprender a ler e a escrever. Destaca ainda o fato da BNCC desprezar a teoria psicogenética e suas implicações para alunos e professores. Por fim, defende que a escrita é um objeto cultural complexo e que sua apropriação pressupõe o reconhecimento de jovens e adultos como sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5705/3646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 212-222
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658881105920