Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima dos Santos, Amaleide
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Constantin Popoff, Sandra, D'Ávila, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835
Resumo: O presente artigo aponta resultados parciais da pesquisa de doutorado em fase de conclusão pelo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA. Visa compreender como a cultura lúdica se expressa nas classes de jovens e adultos e como os docentes se apropriam dos saberes vivenciais de seus educandos. O lastro teórico assenta-se em Brougère (2008), Luckesi (2000, 2002), D’ávila (2006, 2008, 2013, 2014, 2017), Maffesoli (1998), especialmente nos conceitos de cultura lúdica, ludicidade e didática do sensível. A relevância da presente pesquisa tem sido evidenciada pela lacuna existente nos programas de pós-graduação do Estado da Bahia, no que tange aos estudos sobre ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas em classes de jovens e adultos. A opção metodológica definida se insere na perspectiva da etnografia, com os procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e histórias de vida buscando compreender como se manifesta a cultura lúdica nas ações pedagógicas empreendidas pelos docentes. A pesquisa tem como lócus duas escolas da rede pública de Salvador, totalizando quatro turmas e quatro docentes no Ensino Fundamental I. Os dados trouxeram à tona evidências de um conceito que sobreveio com ênfase: a conduta lúdica docente.
id UNEB-2_c5ee8d9f9f84310f4c06d18dffd17a60
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9835
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos O presente artigo aponta resultados parciais da pesquisa de doutorado em fase de conclusão pelo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA. Visa compreender como a cultura lúdica se expressa nas classes de jovens e adultos e como os docentes se apropriam dos saberes vivenciais de seus educandos. O lastro teórico assenta-se em Brougère (2008), Luckesi (2000, 2002), D’ávila (2006, 2008, 2013, 2014, 2017), Maffesoli (1998), especialmente nos conceitos de cultura lúdica, ludicidade e didática do sensível. A relevância da presente pesquisa tem sido evidenciada pela lacuna existente nos programas de pós-graduação do Estado da Bahia, no que tange aos estudos sobre ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas em classes de jovens e adultos. A opção metodológica definida se insere na perspectiva da etnografia, com os procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e histórias de vida buscando compreender como se manifesta a cultura lúdica nas ações pedagógicas empreendidas pelos docentes. A pesquisa tem como lócus duas escolas da rede pública de Salvador, totalizando quatro turmas e quatro docentes no Ensino Fundamental I. Os dados trouxeram à tona evidências de um conceito que sobreveio com ênfase: a conduta lúdica docente.UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 126-136reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835/6910Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima dos Santos, Amaleide Constantin Popoff, Sandra D'Ávila, Cristina2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9835Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
title Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
Lima dos Santos, Amaleide
title_short Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
title_full Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Como se fora brincadeira de roda: um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
author Lima dos Santos, Amaleide
author_facet Lima dos Santos, Amaleide
Constantin Popoff, Sandra
D'Ávila, Cristina
author_role author
author2 Constantin Popoff, Sandra
D'Ávila, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima dos Santos, Amaleide
Constantin Popoff, Sandra
D'Ávila, Cristina
description O presente artigo aponta resultados parciais da pesquisa de doutorado em fase de conclusão pelo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA. Visa compreender como a cultura lúdica se expressa nas classes de jovens e adultos e como os docentes se apropriam dos saberes vivenciais de seus educandos. O lastro teórico assenta-se em Brougère (2008), Luckesi (2000, 2002), D’ávila (2006, 2008, 2013, 2014, 2017), Maffesoli (1998), especialmente nos conceitos de cultura lúdica, ludicidade e didática do sensível. A relevância da presente pesquisa tem sido evidenciada pela lacuna existente nos programas de pós-graduação do Estado da Bahia, no que tange aos estudos sobre ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas em classes de jovens e adultos. A opção metodológica definida se insere na perspectiva da etnografia, com os procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e histórias de vida buscando compreender como se manifesta a cultura lúdica nas ações pedagógicas empreendidas pelos docentes. A pesquisa tem como lócus duas escolas da rede pública de Salvador, totalizando quatro turmas e quatro docentes no Ensino Fundamental I. Os dados trouxeram à tona evidências de um conceito que sobreveio com ênfase: a conduta lúdica docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9835/6910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 126-136
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658901028864