A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155 |
Resumo: | O presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa. |
id |
Krot_b14d25922b875d5e10757682daa91335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58155 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantilLudicidadeEducação infantilDesenvolvimentoO presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa.2023-06-30T15:16:01Z2023-06-30T15:16:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155SENA, Gabrielle Vitoria Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T15:16:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58155Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-30T15:16:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-30T15:16:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
title |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil SENA, Gabrielle Vitoria Santos Ludicidade Educação infantil Desenvolvimento |
title_short |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
title_full |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil |
author |
SENA, Gabrielle Vitoria Santos |
author_facet |
SENA, Gabrielle Vitoria Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SENA, Gabrielle Vitoria Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação infantil Desenvolvimento |
topic |
Ludicidade Educação infantil Desenvolvimento |
description |
O presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-06-30T15:16:01Z 2023-06-30T15:16:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672912230612992 |