A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENA, Gabrielle Vitoria Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155
Resumo: O presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa.
id Krot_b14d25922b875d5e10757682daa91335
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58155
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantilLudicidadeEducação infantilDesenvolvimentoO presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa.2023-06-30T15:16:01Z2023-06-30T15:16:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155SENA, Gabrielle Vitoria Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T15:16:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58155Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-30T15:16:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-30T15:16:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
title A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
spellingShingle A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
SENA, Gabrielle Vitoria Santos
Ludicidade
Educação infantil
Desenvolvimento
title_short A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
title_full A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
title_fullStr A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
title_sort A ludicidade, os jogos e brincadeiras na educação infantil
author SENA, Gabrielle Vitoria Santos
author_facet SENA, Gabrielle Vitoria Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SENA, Gabrielle Vitoria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação infantil
Desenvolvimento
topic Ludicidade
Educação infantil
Desenvolvimento
description O presente trabalho tem como intuito o estudo da Ludicidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como afirma Vygotsky (1979) que a criança aprende muito brincando, visto que este ato desenvolve a sua capacidade cognitiva, emocional, social e psicológica, enquanto aparentemente ela o realiza para se distrair e gastar a sua energia. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre apresentar as definições sobre a Educação Infantil; Conceituar a Ludicidade e a aprendizagem na Educação Infantil; apresentar os conceitos sobre os jogos e brincadeiras e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-30T15:16:01Z
2023-06-30T15:16:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672912230612992