Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9820 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões fundamentadas do materialismo histórico-dialético sobre a educação da classe trabalhadora, tecidas à luz da relação trabalho-educação, visando a traçar um caminho analítico que permita o desvelamento dos sentidos da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJA), a partir dos condicionantes históricos e sociais que a definem. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo é contribuir para a ampliação do debate sobre a EJA, tomando como referência o pensamento de dois intelectuais brasileiros – Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire – em diálogo com outros autores que também concorrem para o desvelamento dos condicionamentos históricos e das intencionalidades sociopolíticas que definem o problema da educação no Brasil, em especial nos territórios rurais. O estudo ressalta que é fundamental o entendimento da EJA enquanto expressão de um amplo problema social, bem como o entendimento da educação como um instrumento potencial de formação de consciências críticas. Sublinha, ainda, a importância dos movimentos camponeses de caráter contra hegemônico para a conquista de espaços estratégicos para a construção de um projeto emancipatório de educação, voltado para a classe trabalhadora camponesa, no âmbito da estrutura do Estado. |
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Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesaEste artigo apresenta reflexões fundamentadas do materialismo histórico-dialético sobre a educação da classe trabalhadora, tecidas à luz da relação trabalho-educação, visando a traçar um caminho analítico que permita o desvelamento dos sentidos da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJA), a partir dos condicionantes históricos e sociais que a definem. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo é contribuir para a ampliação do debate sobre a EJA, tomando como referência o pensamento de dois intelectuais brasileiros – Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire – em diálogo com outros autores que também concorrem para o desvelamento dos condicionamentos históricos e das intencionalidades sociopolíticas que definem o problema da educação no Brasil, em especial nos territórios rurais. O estudo ressalta que é fundamental o entendimento da EJA enquanto expressão de um amplo problema social, bem como o entendimento da educação como um instrumento potencial de formação de consciências críticas. Sublinha, ainda, a importância dos movimentos camponeses de caráter contra hegemônico para a conquista de espaços estratégicos para a construção de um projeto emancipatório de educação, voltado para a classe trabalhadora camponesa, no âmbito da estrutura do Estado.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9820Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 2-21reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9820/6892Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas Teixeira, Michelle Rummert, Sonia Maria 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9820Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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