Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karole Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Roberto da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695
Resumo: O artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultos
id UNEB-2_e5ef57947691084f6696b70754b0f6f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5695
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação ProfissionalO artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultosUNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 53-65reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695/3636Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karole PereiraMelo, Roberto da Cruz2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5695Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
title Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
spellingShingle Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
Silva, Karole Pereira
title_short Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
title_full Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
title_fullStr Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
title_full_unstemmed Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
title_sort Saberes profissionais e a formação técnica para o trabalho: desafios para a ação docente da Educação Profissional
author Silva, Karole Pereira
author_facet Silva, Karole Pereira
Melo, Roberto da Cruz
author_role author
author2 Melo, Roberto da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karole Pereira
Melo, Roberto da Cruz
description O artigo analisa os desafios pedagógicos à formação profissional para o mundo do trabalho a partir das percepções dos gestores e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, como técnicas de pesquisa para a coleta de dados, o questionário respondido por 24 docentes dos cursos técnicos do Proeja e Subsequente do noturno, tendo como suporte a plataforma Google forms. Formou-se também um grupo focal com os gestores da unidade de ensino para explorar as percepções sobre a formação para o trabalho. Os resultados apontam implicações diretas entre o perfil dos professores e os limites da sua atuação pelas condições da ação docente, assim como das interações entre o saber profissional e a formação integrada na Educação Profissional no segmento para jovens e adultos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5695/3636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 53-65
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658865377280